Migalhas Quentes

Advogadas

OAB/SP e Bovespa promovem evento para advogadas

8/6/2004


Advogadas


OAB/SP e Bovespa promovem evento conjunto para advogadas. Os presidentes Luiz Flávio Borges D'Urso e Raymundo Magliano Filho, abrem o seminário "A Mulher Advogada e o Mercado de Capitais", que acontece no dia 18/6, às 9h30, na Bovespa.

Dois assuntos estarão na pauta:

- "A voz decisiva da mulher no direcionamento dos investimentos familiares”; e

- "As possibilidades do mundo financeiro como frente de trabalho para as advogadas”.

O público será constituído por mulheres da cúpula diretiva da OAB SP: a vice- presidente, Márcia Regina Machado Melaré, 10 conselheiras seccionais, 309 diretoras de Subsecções e cinco presidentes de Comissões.

Segundo o presidente da OAB, "No plano nacional, as mulheres constituem maioria nos quadros da OAB, com mais de 50% dos advogados com até cinco anos de formados, formando um universo de 59.630 profissionais mulheres contra 58.448 homens".

Marcia Melaré lembra que foi uma recente pesquisa de opinião pública, realizada pela Bovespa, que revelou a crescente participação das mulheres brasileiras no orçamento familiar, cabendo a elas a definição sobre quanto e onde investir parte da renda. Segundo ela, "Uma grande parcela do universo feminino deseja poupar recursos, constituindo a Bolsa ainda em um território de desconhecido, uma vez que apenas 2% da população brasileira investe em ações. Ou seja, é louvável a proposta da Bovespa de popularizar o mercado de capitais e buscar, entre outras, a parceria da OAB SP nesse sentido".

A vice-presidente também vê o setor financeiro como um promissor mercado de trabalho para as advogadas. "Há os que criticam a forte presença do Estado no mercado financeiro, impondo seu ponto de vista sobre os princípios desse mesmo mercado. Mas ainda buscamos um sistema regulatório eficaz, capaz de fiscalizar e punir abusos, com a devida independência e rapidez, dando garantias aos investidores e que, ao mesmo tempo, assegurando a possibilidade da exeqüibilidade de um novo contrato social, que contemple a questão social", diz. Ela lembra que expressivos advogados ocuparam o cargo de presidentes da Comissão de Valores Mobiliários e acredita que a Advocacia pode colaborar para atingir essa meta ideal na regulação do mercado de capitais.
______________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF decide que testemunhas de Jeová podem recusar transfusão de sangue

25/9/2024

Justiça revoga prisão e suspensão de passaporte de Gusttavo Lima

24/9/2024

Ministra Nancy elogia sustentação oral de jovem advogado: "renova esperanças"

25/9/2024

Advogado é preso suspeito de envolvimento em venda de decisões

25/9/2024

Receita Federal regulamenta atualização do valor de imóveis a valor de mercado

24/9/2024

Artigos Mais Lidos

Alterações no CC com a vigência da nova lei 14.905/24: A taxa de juros Selic se aplica em todos processos em curso?

25/9/2024

Pejotização fraudulenta e competência da Justiça do Trabalho: Um precedente importante da 7ª turma do TRT-1

25/9/2024

CNJ autoriza inventário e divórcio extrajudicial mesmo com herdeiros menores ou incapazes

24/9/2024

Lei 14.973/2024: Um novo capítulo na regularização patrimonial e fiscal no Brasil

24/9/2024

Exclusão extrajudicial de sócio na sociedade limitada

25/9/2024