Migalhas Quentes

Celso Antônio Bandeira de Mello recebe título de Professor Emérito da PUC/SP

19/11/2007


Professor Emérito

Celso Antônio Bandeira de Mello recebe título da PUC/SP

"Há 45 anos, um jovem professor, com aproximadamente 25 anos assumia as aulas aos sábados, da disciplina Direito Administrativo, no lugar do professor Oswaldo Aranha Bandeira de Mello. Este professor preparou-se muito para essa aula, e de tão nervoso que estava, suas mãos tremiam, de modo que passou a aula inteira com as mãos na mesa, para que os alunos não percebessem o quanto estava nervoso. Quando este jovem professor terminou a aula, os alunos irromperam em aplausos, num gesto profético que antevia o brilho do seu futuro. E a partir de então, este jovem professor nunca mais teve receio de enfrentar um auditório. Hoje, é a Universidade quem se curva em reverência diante de sua pessoa. E todos nós, após o seu pronunciamento, repetiremos, humildemente, o mesmo gesto daqueles alunos e o aplaudiremos sinceramente".

Com essas palavras, o professor Silvio Luis Ferreira da Rocha (Faculdade de Direito) homenageou o jurista Celso Antônio Bandeira de Mello – que recebeu dia 6/11, em sessão solene do Conselho Universitário no Tucarena, o título de Professor Emérito da PUC/SP.

Ícone na área de Direito Público, particularmente <_st13a_personname w:st="on" productid="em Direito Administrativo">em Direito Administrativo, Bandeira de Mello ingressou no curso de Direito em 1955 e, desde então, dedicou toda sua trajetória profissional à advocacia e à carreira docente. Na PUC/SP, começou a lecionar em 1963. Autor de mais de 20 obras reconhecidas internacionalmente, tem <_st13a_personname w:st="on" productid="em seu Curso">em seu Curso de Direito Administrativo (Ed. Malheiros) na 24ª edição um dos livros mais vendidos do país nessa área. Presidente de inúmeros institutos, o filho do jurista e ex-reitor da PUC/SP, Oswaldo Aranha Bandeira de Mello também assumiu cargo de gestão na Universidade ao se tornar vice-reitor Acadêmico, entre 1973 e 1976.

Durante a emocionante cerimônia, Bandeira de Mello foi homenageado pelos professores Maura Véras (reitora da PUC-SP), Dirceu de Mello (diretor do Centro de Ciências Jurídicas, Econômicas e Administrativas), Marcelo Figueiredo (diretor da Faculdade de Direito), Márcio Camarosano (representando o coordenador do Pós em Direito, Paulo de Barros Carvalho) e o estudante de Direito Guilherme Martins, que deu início ao processo de outorga do título no Conselho Departamental da Faculdade de Direito.

"Essa homenagem é um presente para coroar seus 70 anos de vida, um símbolo de gratidão e respeito pelos seus préstimos à Faculdade de Direito", apontou Martins. "Falo em nome de juristas, desembargadores, ministros e bem-sucedidos advogados que passaram pelas suas aulas preciosas. Poucas pessoas foram tão apaixonadas pela PUC/SP como ele. Foi um dos protagonistas a alçá-la ao reconhecimento internacional e ao sucesso que a instituição merece".

Emocionado, Bandeira de Mello agradeceu especialmente aos alunos por essa justa homenagem. "Reparto essa honraria com a faculdade, funcionários, professores, meu pai, a quem devo toda a base de valores morais que carrego até hoje, e com todos os estudantes, que são a razão de ser de uma instituição de ensino."

___________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Carro com ministro do TST e família cai de ponte e capota em Goiás

22/12/2024

Amigo oculto: Cármen Lúcia tira Liniker e é presenteada por "casca de bala"

23/12/2024

Dino suspende R$ 4 bi de emendas parlamentares e manda PF investigar

23/12/2024

STJ anula Júri por falta de quesito obrigatório sem registro em ata

22/12/2024

Motorista é condenado por embriaguez mesmo sem realizar bafômetro

22/12/2024

Artigos Mais Lidos

Coisa julgada, obiter dictum e boa-fé: Um diálogo indispensável

23/12/2024

Macunaíma, ministro do Brasil

23/12/2024

Inteligência artificial e direitos autorais: O que diz o PL 2.338/23 aprovado pelo Senado?

23/12/2024

PLP 108/24 - ITCMD - Tributação da distribuição desproporcional de dividendos

21/12/2024

(Não) incidência de PIS/Cofins sobre reembolso de despesas

23/12/2024