Migalhas Quentes

Comandante do IV Comar visita a OAB/SP

21/8/2007


OAB/SP

Comandante do IV Comar realiza visita de cortesia

Recém chegado a São Paulo, o major-brigadeiro-do-ar, José Roberto Scheer - que assumiu o IV Comando Aéreo Regional (IV Comar) - foi recebido por toda a Diretoria da OAB/SP, durante visita de cortesia que realizou ontem, às 17h, à sede da Ordem.

O presidente da Seccional, Luiz Flávio Borges D'Urso, convidou Scheer para ministrar uma palestra na OAB/SP, lembrando que a entidade possui duas novas Comissões de Direito Militar e Direito Aeronáutico, que atuam em áreas de interesse comum e colocou-se à disposição para iniciativas convergentes. "A OAB/SP em 75 anos de glórias e serviços prestados ao Brasil sempre interagiu com todos os setores da sociedade", ressaltou.

Um dos assuntos que dominou o encontro foram os acidentes aéreos do avião da Gol e do Airbus da TAM, há um mês. O major-brigadeiro lembrou que há outros 20 aeroportos comerciais no país com pistas menores que as de Congonhas. D'Urso comentou que há um pânico generalizado em torno do caos aéreo , que deveria ser visto como problemas pontuais a serem equacionados. A questão dos controladores de vôo também foi lembrada, sendo que o conselheiro e presidente da Comissão de Relações Corporativas e Institucionais, JB Oliveira, que foi controlador de vôo, observou que no início de sua operação Congonhas ficava numa região com baixa densidade populacional.

O major-brigadeiro, que permanecerá no comando por dois anos, destacou que o Comar, que abrange São Paulo e Mato Grosso do Sul, congrega 20 mil homens. Anunciou que no final do ano, serão formadas as três primeiras mulheres pilotos de caça da América Latina. A notícia foi recebida com entusiasmo pela vice-presidente Márcia Regina Machado Melaré e pela conselheira e diretora adjunta da mulher advogada, Tallulah Carvalho, presentes na audiência. Comentando sobre o desafio das mulheres para ingressar num universo totalmente masculino, Tallulah lembrou que as primeiras ministras do STJ também tiveram algumas dificuldades de adaptação.

O diretor-tesoureiro da OAB/SP, Marcos da Costa, o diretor secretário geral adjunto – José Maria Dias Neto, e o conselheiro e diretor cultural Umberto Luiz D'Urso também acompanharam as explicações do major-brigadeiro sobre o mapeamento do país por radares através dos Cindactas (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo), fatores de risco em vôos, os cursos de formação da Aeronáutica e o foco das investigações de acidentes aéreos, entre outros assuntos.
_______

 

 

____

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Advogado diz que não é "michê" após desembargadora pedir prova de renda

18/10/2024

Advogados celebram validação de autodeclaração de pobreza: "vitória histórica"

17/10/2024

Advogado diz em inicial que pode "anexar cheque" a juiz; MPF denuncia

17/10/2024

Moraes afasta vínculo de emprego e valida pejotização de analista de TI

17/10/2024

Estagiário realiza sustentação oral ao lado de sua mãe

17/10/2024

Artigos Mais Lidos

Direito à redução da jornada de trabalho para servidores públicos com TDAH

18/10/2024

Impactos da reforma tributária no planejamento patrimonial e sucessório: Adequações e oportunidades

17/10/2024

Validade jurídica da assinatura eletrônica

17/10/2024

Venda de imóvel em inventário sem alvará judicial: Resolução 571/24 do CNJ

19/10/2024

Distribuição desproporcional de dividendos e outro olhar sobre o PLP 108/24

18/10/2024