Crise Aérea
CPI começa análise de dados das caixas-pretas do Airbus. Confira a transcrição das vozes na caixa
Em reunião secreta, os deputados tiveram a ajuda do chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos - Cenipa, brigadeiro Jorge Kersul Filho, para entender gráficos e números sobre as condições da aeronave entre o pouso e a colisão. "Todas as informações que a CPI tem são preliminares. Só a análise delas permitirá dizer quais são as responsabilidades pelo acidente", avisou o relator, lembrando que é preciso, por exemplo, sincronizar todos os dados da caixa-preta com o diálogo da cabine (v. a íntegra abaixo), lido pela manhã na comissão.
Os deputados começaram seus trabalhos pela manhã lendo a transcrição dos últimos 12 minutos de conversas gravadas pela caixa-preta do avião. As transcrições registram que:
às 18h43, os tripulantes fizeram referência à falta de um reverso no avião;
às 18h47, perguntaram as condições da pista e ouviram como resposta que ela estava molhada e escorregadia;
às 18h48, pelo som gravado na cabine, é possível presumir que o piloto assumiu o comando da aeronave para o procedimento de pouso. Os spoilers (freios aerodinâmicos) falham quando acionados, e o piloto não consegue parar a aeronave.
Em seguida, vêm as frases finais, ditas já em solo: "desacelera, desacelera, desacelera"; "não dá, não dá, não dá"; e "vira, vira, vira".
Depois disso, a transcrição não é exata, mas informa que há sons de colisão e gritos.
Nelson Jobim
Por fim, a CPI aprovou requerimentos para convocar, entre outros, o novo ministro da Defesa, Nelson Jobim. A data do depoimento ainda não foi marcada. Para o relator da CPI, deputado Marco Maia (PT-RS), "é preciso tempo para ele [o ministro] tomar pé da situação." O relator disse ainda que esse também é o motivo que levou a comissão a adiar o depoimento do comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Juniti Saito, previsto inicialmente para hoje. A CPI ainda não marcou nova data para o depoimento do comandante.
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18:18:24.5
[Comandante faz comunicado aos passageiros. Ouve-se o som de assobio e em, seguida, a comissária pede para abrir a porta. O piloto pergunta se está tudo OK. A comissária responde que tudo na cabine está OK, e então pergunta aonde eles vão pousar]
Piloto: Eu acabei de informar.
Comissária: Desculpe, eu não ouvi ela dizendo.
Piloto: Mas ela ouviu, Congonhas.
Comissária: É Congonhas? Então ótimo. Ela deve ter ouvido. Obrigada.
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18:43:04.3
Piloto: Lembre-se, nós temos apenas um reverso.
Co-piloto: Sim... só o da esquerda.
(...)
[No rádio, TAM 3054 reduz a velocidade para aproximação e chama a torre na freqüência 127.15]
Co-piloto: 12715, câmbio.
Piloto: Boa tarde.
Piloto: Flaps 2.
Co-piloto: Velocidade checada.
Co-piloto: Flaps a 2.
Co-piloto: Torre de São Paulo, aqui é TAM 3054.
Torre: TAM 3054, reduza a velocidade mínima para aproximação, o vento é norte com 06 [nós]. Eu vou informar quando liberar três cinco à esquerda.
Co-piloto: Boa tarde, reduzindo ao mínimo possível [a velocidade].
Piloto: Trem de pouso abaixado.
Co-piloto: Trem de pouso abaixado.
Piloto: Flaps 3.
Co-piloto: Velocidade checada.
(...)
[Check list final, a aeronave passava por Diadema]
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18:46:10.4
Co-piloto: Tripulação, preparar para pousar.[avisando no sistema de voz do avião]
(...)
Piloto: Pousando sem azul. (...) Pista à vista, pousando. Pergunte a ele [a torre] sobre as condições de chuva, as condições da pista, e se a pista está escorregadia.
Co-piloto: TAM em aproximação final, a duas milhas de distância. Poderia confirmar as condições?
Torre: Está molhada, e ainda escorregadia. Eu vou informar quando 35 esquerda estiver liberada, 3054.
[A torre informa que uma aeronave está começando a decolar.]
Piloto: Molhada e escorregadia!
(...)
Torre: TAM 3054, 35 à esquerda liberada para pousar. A pista está molhada e escorregadia e o vento é 330 a 8 nós.
Co-piloto: 330 a 8, é o vento.
Piloto: Checado.
Torre: 3054?
Co-piloto: 3054, entendido.
Piloto: O pouso está liberado?
Co-piloto: liberado para pousar.
[som do piloto automático desconectando. Som de três cliques indicando a reversão do CAT2 ou 3 para CAT1, para vôo manual]
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18:47:56.9
[O GPS emite um aviso de aproximação do solo]
Co-piloto: O quê?
Piloto: Iniba o aviso do GPS para mim.
Co-piloto: Okay. Um ponto agora, OK?
Piloto: Okay.
[Som do movimento do acelerador. Barulho do motor aumenta. Som de toque na pista]
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18:48:26.3
Co-piloto: Reverso número 1 apenas. Spoilers [sistema de freios] nada.
Piloto: Aaiii. [suspiro] Veja isso.
Co-piloto. Desacelera, desacelera.
Piloto: Não consigo, não consigo. Ai meu Deus... Ai meu Deus.
Co-piloto: Vai vai vai, vira vira vira vira. Vira vira para... não, vira vira.
[Som de colisão]
voz na cabine: Ah, não.
[Pausa no barulho de colisão. Som de um grito de voz feminina. Som de colisão]
Fim das gravações, às 18:48:51.4
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