Migalhas Quentes

Advogada explica como deve ocorrer o pedido de demissão por gestantes

Segundo Mariana Castelo Branco, advogada do Martorelli Advogados, a funcionária gestante deve realizar o pedido de demissão com a assistência do sindicato.

2/4/2025

Sair de uma empresa requer que o funcionário realize o pedido de demissão. Contudo, em casos que envolvam mulheres gestantes, a circunstância muda totalmente. Isso porque, a empregada nessa situação só pode realizar o pedido de demissão com a assistência do sindicato, conforme a CLT.

De acordo com o artigo 500 da CLT, é indicado que o pedido de demissão seja feito pela gestante com a assistência do Sindicato. Se não houver, que seja realizado perante autoridade local competente do Ministério do Trabalho e Emprego e Previdência Social.

Desta forma, é necessário e assegurado que o pedido seja feito de forma clara e voluntária, sem qualquer tipo de coação ou influência indevida por parte do empregador.

Advogada explica como deve ocorrer o pedido de demissão por gestantes.(Imagem: Bigstockphoto)

Mariana Castelo Brancoadvogada especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho atuante no escritório Martorelli Advogados, explica quais os direitos das gestantes nessas situações.

"Feito o pedido de demissão com a assistência devida pelo Sindicato ou Ministério do Trabalho e Emprego, a gestante irá receber as verbas oriundas do pedido de demissão, como saldo de salário (dias trabalhados no mês da rescisão), férias proporcionais, se ainda não gozadas, férias vencidas, caso tenha, e 13º salário proporcional", informa.

Mariana ainda explica que nessas situações, a gestante não tem direito a licença-maternidade. "Como foi realizado o pedido de demissão pela gestante, não há o que se falar em pagamento de indenização pela estabilidade".

"Contudo, a gestante ainda poderá ter direito a receber o salário maternidade perante o INSS - Instituto Nacional do Seguro Social, caso ela cumpra os requisitos para o seu recebimento", pontua.

Assim, a melhor forma de oficializar e formalizar o pedido de demissão pela gestante é por meio de uma carta escrita com clareza e objetividade, mencionando a data do último dia de trabalho, com a devida ciência do empregador e dos órgãos competentes.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Homem é impedido de se casar após descobrir que já é casado com a cunhada

16/4/2025

Governo Federal lança RG para animais; veja como registrar seu pet

17/4/2025

Larissa Manoela consegue anular contrato vitalício firmado por pais

16/4/2025

A partir de julho, comércio terá nova regra para trabalho em feriados

17/4/2025

OAB repudia agressões envolvendo advogado João Neto e diz que vai apurar

16/4/2025

Artigos Mais Lidos

Principais aspectos da Teoria Geral dos Contratos

16/4/2025

NR 01 e os impactos de sua modificação na atividade empresarial: A problemática oculta

16/4/2025

Advocacia: Profissão de risco

16/4/2025

Reforma tributária: Vai pesar no bolso do produtor?

16/4/2025

Termo de compromisso na lei das bets: Condutas puníveis e sanções aplicáveis

16/4/2025