Migalhas Quentes

Advogada alerta para riscos de demissão por excessos em festas

Comportamentos inadequados em confraternizações podem gerar advertências, demissões e até responsabilização judicial para a empresa.

13/12/2024

As festas de final de ano são momentos de confraternização esperados por muitos colaboradores nas empresas, mas também representam uma oportunidade para que comportamentos inadequados se tornem um risco. 

Condutas à primeira vista inofensivas podem gerar situações que prejudicam tanto o colaborador quanto a própria empresa. Por isso, implicações legais de situações inadequadas e medidas preventivas que as empresas podem tomar para alertar os funcionários sobre como manter a ética e o respeito, mesmo em um ambiente informal, devem ser conhecidas.

A advogada Thaiz Nobrega Teles Centuriónespecialista em Direito do Trabalho do escritório Albuquerque Melo Advogados, alerta sobre algumas medidas preventivas que podem ser tomadas pelas empresas para evitar problemas na festa da firma.  

De acordo com a especialista, as empresas têm a responsabilidade de orientar seus funcionários quanto ao comportamento esperado durante as confraternizações. "As empresas devem estabelecer políticas claras de conduta em eventos sociais, garantindo que o ambiente seja seguro e respeitoso para todos". 

Thaiz Nobrega Teles Centurión, especialista em Direito do Trabalho do Albuquerque Melo Advogados.(Imagem: Divulgação)

Medidas preventivas para evitar conflitos 

Vale ressaltar que a empresa também pode ser responsabilizada por atos ilícitos cometidos durante suas confraternizações. Caso ocorra algum incidente como assédio sexual ou moral, a empresa pode ser responsabilizada judicialmente pela reparação de danos, principalmente se não tomar medidas preventivas adequadas ou não agir de maneira rápida e eficaz quando um problema for identificado.

"É crucial que as empresas promovam eventos respeitosos e inclusivos e garantam um ambiente livre de qualquer tipo de constrangimento ou humilhação. Isso não só protege a imagem da empresa, mas também a saúde mental e o bem-estar dos seus funcionários", complementa Centurión. 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

CNJ endurece pena de juiz do RJ que se ausentou 104 dias e cedeu token

11/12/2024

CNJ autoriza oficiais de Justiça a registrar buscas de bens e pessoas

11/12/2024

STJ aprova súmula que veda converter flagrante em preventiva de ofício

11/12/2024

Câmara aprova castração química para pedófilos e cadastro de condenados

12/12/2024

Juiz nega pedido de desistência feito 28 minutos antes da sentença

12/12/2024

Artigos Mais Lidos

Mudanças na aposentadoria em 2025: Impactos para os segurados

11/12/2024

Aplicação da lei 14.905/24: TST uniformiza correção monetária na Justiça do Trabalho

12/12/2024

A penhora de stock options e a penhora de quotas sociais - O entendimento do STJ

11/12/2024

A lei Federal do mercado regulado de carbono: breves comentários

12/12/2024

Tema 1.191 do STJ: Inaplicabilidade do art.166 do CTN à restituição de ICMS-ST

11/12/2024