A obra "Desmistificando o Processo Administrativo Ético-Disciplinar" (Letras Jurídicas 132p.), escrita por Renata Soltanovitch, aborda estudos sobre o estatuto da advocacia.
A ideia de transformar meus textos em livro nasceu do incentivo constante do meu marido e companheiro de jornada, Marco Aurélio Vicente Vieira, renomado advogado criminalista. Em quase 27 anos de união, ele tem sido minha inspiração para evoluir e um grande incentivador de minhas publicações literárias, sempre com questionamentos que me desafiam a sair da zona de conforto.
Em 2001, ingressei no Tribunal de Ética, atuando inicialmente na 3ª Câmara Recursal, sob a gestão de Roseli Lima, e aprendendo com mestres como os relatores João Pedro Palmieri, José Nuzzi Neto, João José Sady, Paulo Roma, Gilda Figueiredo Ferraz de Andrade, Aparecido Inácio, Marco Aurélio Vicente Vieira, Valter Uzzo, entre outros. Com eles, aprendi a desmistificar e entender o processo ético-disciplinar, aplicando o direito com responsabilidade, legalidade e justiça.
Ao longo dos anos, atuei como relatora em diversas Turmas Disciplinares, cheguei à presidência da V Turma e, em 2018, assumi a Presidência do Tribunal de Ética da OAB/SP, nomeada pelo então Presidente da Seccional Paulista, Dr. Marcos da Costa. Minha gratidão vai a todos que me ensinaram tanto nessa jornada, especialmente à gerente Marilda Moreno, conhecida carinhosamente como D. Leila, que com sua experiência ímpar e sua equipe, presta assessoria cirúrgica e competente ao Tribunal de Ética.
Rendo também minhas homenagens aos presidentes de turmas, relatores, assessores e aos presidentes do Tribunal de Ética que me antecederam e contribuíram com suas valiosas experiências para a apresentação deste livro.
Agradeço ainda aos meus colegas de Tribunal de Ética que me acompanharam nessa jornada e aos meus pais, Alberto e Henia, que estão em outra dimensão espiritual, ao meu irmão Gabriel, e, sobretudo, a Deus, que me proporcionou essa oportunidade de aprendizado e realização.
Sobre a autora:
Renata Soltanovitch é formada pela Faculdade Universidade Paulista - UNIP em 1995, inscrita na OAB/SP 142.012, é mestre em Direito das Relações Sociais com ênfase em processo civil pela Pontifícia Universidade Católica – PUC/SP, 2006, Pós Graduada em Direito de Entretenimento e Comunicação Social pela Escola Superior da Advocacia – ESA em 2009.
-----
Ganhador da obra:
Joseph Piñeiro de Carvalho, de Itaguaí/RJ