Atuando como catalisador de inovação em um dos setores mais tradicionais da economia, o escritório Mattos Filho, que em 2023 faturou R$ 1,4 bilhão, segue sua trajetória de inovação no mercado. Isso é possível com a atuação do programa de inovação aberta attix, iniciativa responsável pelo monitoramento, mentorias de produto e implementação de soluções tecnológicas no dia a dia dos advogados do escritório.
Em dois anos de existência, o programa mapeou mais de 300 startups que oferecem soluções tecnológicas ao mercado jurídico, e atualmente apresenta um portfólio com 25 produtos digitais em uso.
Algumas das soluções mapeadas também são focadas no uso de IA generativa para avaliação e automação de documentos e pesquisa legislativa integrada de esferas diversas, como tributária, cível e trabalhista. Startups como JusBrasil, Lexter Data Lawyer e Inspira são exemplos de produtos com essas funcionalidades.
Com base nas necessidades apresentadas na rotina do escritório, os profissionais exclusivamente dedicados ao attix identificam produtos que possam trazer mais efetividade à ação em pauta. Com um processo de testes e mentorias de produto, 53 até o momento, as startups selecionadas para o portfólio do programa têm contato direto com os advogados de práticas diversas, que testam o produto, oferecem feedback e insights para novas funcionalidades e upgrades em seu desenvolvimento.
O impacto do programa não fica restrito ao escritório, tornando-se uma ferramenta importante de criação de negócios e relacionamento com os clientes do escritório. Para ilustrar essa atuação, Lisa Worcman, sócia do Mattos Filho e responsável pelo attix, explica que, em certo momento, um cliente externo precisava de startups de legal design para reformular contratos diversos. O time fez o mapeamento e indicou três prestadores para esse parceiro, o que encurtou a jornada de busca e seleção das melhores startups para o referido trabalho.
"Somos um programa que visa trazer soluções inovadoras do universo jurídico, atuando como uma ponte para a evolução do setor. Nosso foco não é investimento financeiro nem aquisição de participação societária. Em vez disso, oferecemos visibilidade às startups, auxiliamos na resolução de problemas e promovemos sua integração ao ecossistema", explica Lisa.
O programa, que tem acumulado notório reconhecimento por sua atuação e prêmios como o AB2L – escritório 4.0 (23/24), Open Startups, Análise DNA + FENALAW, tem seu portfólio composto por startups como Amparo, Atlas GOV, Basement, DataPolicy, Data Lawyer, EQDEAL, ENERGI.AI, Green Project Technologies, GRTS Digital, Inspira, JusBrasil, Leapy, Lexter, Netlex, Supply Labs, entre outras.