Migalhas Quentes

Mattos Filho investe em programa de inovação voltado ao setor jurídico

O programa attix já possui mais de 300 startups mapeadas e 25 produtos digitais em uso.

8/10/2024

Atuando como catalisador de inovação em um dos setores mais tradicionais da economia, o escritório Mattos Filho, que em 2023 faturou R$ 1,4 bilhão, segue sua trajetória de inovação no mercado. Isso é possível com a atuação do programa de inovação aberta attix, iniciativa responsável pelo monitoramento, mentorias de produto e implementação de soluções tecnológicas no dia a dia dos advogados do escritório.

Em dois anos de existência, o programa mapeou mais de 300 startups que oferecem soluções tecnológicas ao mercado jurídico, e atualmente apresenta um portfólio com 25 produtos digitais em uso.

Algumas das soluções mapeadas também são focadas no uso de IA generativa para avaliação e automação de documentos e pesquisa legislativa integrada de esferas diversas, como tributária, cível e trabalhista. Startups como JusBrasil, Lexter Data Lawyer e Inspira são exemplos de produtos com essas funcionalidades.

Com base nas necessidades apresentadas na rotina do escritório, os profissionais exclusivamente dedicados ao attix identificam produtos que possam trazer mais efetividade à ação em pauta. Com um processo de testes e mentorias de produto, 53 até o momento, as startups selecionadas para o portfólio do programa têm contato direto com os advogados de práticas diversas, que testam o produto, oferecem feedback e insights para novas funcionalidades e upgrades em seu desenvolvimento.

O impacto do programa não fica restrito ao escritório, tornando-se uma ferramenta importante de criação de negócios e relacionamento com os clientes do escritório. Para ilustrar essa atuação, Lisa Worcman, sócia do Mattos Filho e responsável pelo attix, explica que, em certo momento, um cliente externo precisava de startups de legal design para reformular contratos diversos. O time fez o mapeamento e indicou três prestadores para esse parceiro, o que encurtou a jornada de busca e seleção das melhores startups para o referido trabalho.

"Somos um programa que visa trazer soluções inovadoras do universo jurídico, atuando como uma ponte para a evolução do setor. Nosso foco não é investimento financeiro nem aquisição de participação societária. Em vez disso, oferecemos visibilidade às startups, auxiliamos na resolução de problemas e promovemos sua integração ao ecossistema", explica Lisa.

O programa, que tem acumulado notório reconhecimento por sua atuação e prêmios como o AB2L – escritório 4.0 (23/24), Open Startups, Análise DNA + FENALAW, tem seu portfólio composto por startups como Amparo, Atlas GOV, Basement, DataPolicy, Data Lawyer, EQDEAL, ENERGI.AI, Green Project Technologies, GRTS Digital, Inspira, JusBrasil, Leapy, Lexter, Netlex, Supply Labs, entre outras.

Lisa Worcman, sócia do Mattos Filho e responsável pelo programa attix.(Imagem: Divulgação)

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Consumidor analfabeto é condenado por má-fé ao contestar empréstimo

26/12/2024

Indulto natalino beneficia mães, idosos e pessoas com doenças graves

24/12/2024

Daniel Silveira é preso novamente após descumprir regras de Moraes

24/12/2024

Vereador é condenado por falas contra baianos: "vive tocando tambor"

26/12/2024

Governo publica decreto para disciplinar uso da força policial

25/12/2024

Artigos Mais Lidos

“Salve o Corinthians”

24/12/2024

Comentários ao acórdão proferido no RE 107.248 sobre terço de férias

26/12/2024

Doença degenerativa da coluna lombar aposenta? Entenda!

26/12/2024

A utilização da inteligência artificial no franchising

24/12/2024

Comentários ao anteprojeto do Código de Processo do Trabalho - Do incidente de declaração de grupo econômico (art. 115)

25/12/2024