Migalhas Quentes

Resultado do Sorteio da obra "Jeorling Joely Cordeiro Clève – o homem por trás da toga"

O autor publicou grandes obras que tratam da história do Paraná e de vários de seus personagens

26/9/2024

A obra "Jeorling Joely Cordeiro Clève – o homem por trás da toga" (Arte e Letra 120p.) escrita por Diego Antonelli, retrata o doutor Jeorling, desde seu generoso e rico lado humano, até a importância para a história do Paraná. 

Doutor Jeorling foi uma figura respeitada no meio jurídico do Paraná, onde construiu uma carreira marcada pelo comprometimento e amor à justiça. Formado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1957, estabeleceu-se em Pitanga, onde atuou como advogado, promotor público interino e professor, consolidando sua reputação em diferentes áreas do direito.

Em 1966, ingressou na magistratura por meio de concurso público, passando por diversas cidades do estado como juiz substituto em Foz do Iguaçu, União da Vitória e Pato Branco. Posteriormente, exerceu suas funções como Juiz de Direito em Piraí do Sul, Ivaiporã e Guarapuava. Sua trajetória o levou a assumir a titularidade das 3ª e 11ª Varas Cíveis de Curitiba, até ascender ao Tribunal de Alçada e, mais tarde, ao Tribunal de Justiça, onde atuou como desembargador na área cível.

Além de sua carreira como magistrado, Doutor Jeorling teve uma forte influência acadêmica. Lecionou Direito Processual Civil na Escola Superior de Magistratura do Paraná, compartilhando seus vastos conhecimentos com futuras gerações de juristas. Foi agraciado com o título de Cidadão Benemérito de Guarapuava e recebeu um voto de louvor da Câmara Municipal de Curitiba, demonstrando o respeito e admiração que conquistou ao longo de sua vida.

Seu nome permanece vivo em diversas instituições jurídicas. O maior auditório do UniBrasil Centro Universitário, em Curitiba, leva seu nome, assim como o Núcleo de Práticas Jurídicas do Curso de Direito e o Centro Acadêmico do Curso de Direito das Faculdades Campo Real, de Guarapuava. Ele também integrou academias literárias, como a Academia de Artes, Ciências e Letras de Guarapuava e a Academia Paranaense de Letras, sendo autor de obras respeitadas que são referências para estudiosos da história do Paraná.

Doutor Jeorling foi eleito para a Academia Paranaense de Letras (APL) em 26 de agosto de 2010, sendo recebido em uma sessão solene por René Dotti em 2011. Sua contribuição para a preservação da memória e história do Paraná é amplamente reconhecida, especialmente por sua profunda compreensão da colonização do centro do estado, registrada em seus livros.

A professora Wanda ressalta que, além de um jurista brilhante, Jeorling era uma pessoa acolhedora e acessível, sempre disposto a compartilhar suas histórias e seu vasto conhecimento. Ela lembra uma frase célebre de Jeorling: “De tudo que foi dito, percebe-se que nada se consegue sem ideal, luta e perseverança”. Seu amor pelas cidades que o acolheram, como Pitanga, era evidente, refletindo o vínculo profundo que estabeleceu ao longo de sua vida profissional.

Ao lado de grandes juristas paranaenses como Edson Fachin, Sérgio Kukina e René Dotti, Jeorling contribuiu significativamente para a formação da memória jurídica e histórica do Paraná. Sua trajetória é uma lição de dedicação e excelência, que segue inspirando gerações.

Sorteio da obra "Jeorling Joely Cordeiro Clève – o homem por trás da toga"(Imagem: Arte Migalhas)

Sobre o autor

Diego Antonelli é jornalista, com mestrado em comunicação, e autor de livros que tratam da história do Paraná e de personagens paranaenses.

-----

Ganhadores da obra:

Edgard Fernando Barbosa, de Curitiba/PR

Karla Sena, de Brasilia/DF

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Carro com ministro do TST e família cai de ponte e capota em Goiás

22/12/2024

Amigo oculto: Cármen Lúcia tira Liniker e é presenteada por "casca de bala"

23/12/2024

Dino suspende R$ 4 bi de emendas parlamentares e manda PF investigar

23/12/2024

STJ anula Júri por falta de quesito obrigatório sem registro em ata

22/12/2024

Motorista é condenado por embriaguez mesmo sem realizar bafômetro

22/12/2024

Artigos Mais Lidos

Coisa julgada, obiter dictum e boa-fé: Um diálogo indispensável

23/12/2024

Macunaíma, ministro do Brasil

23/12/2024

Inteligência artificial e direitos autorais: O que diz o PL 2.338/23 aprovado pelo Senado?

23/12/2024

PLP 108/24 - ITCMD - Tributação da distribuição desproporcional de dividendos

21/12/2024

(Não) incidência de PIS/Cofins sobre reembolso de despesas

23/12/2024