Migalhas Quentes

TJ/GO homenageia criminalista Wanderley de Medeiros

Wanderley de Medeiros, pai do advogado criminalista Pedro Paulo de Medeiros, presidiu a OAB/GO na década de 1980 e foi conselheiro federal da instituição.

9/9/2024

O TJ/GO homenageou o criminalista Wanderley de Medeiros, que faleceu em 2006, na última sexta-feira, 6/9. Ele presidiu a Seção de Goiás da OAB (OAB/GO) na década de 1980 e foi conselheiro federal da instituição.

O plenário principal do Tribunal do Júri foi nomeado em memória de Wanderley de Medeiros, em reconhecimento ao seu legado de dedicação à advocacia e à defesa da democracia. A convite do presidente do TJ/GO, Carlos Alberto França, o advogado criminal Pedro Paulo de Medeiros (Pedro Paulo de Medeiros Advocacia Criminal), também ex-conselheiro federal da OAB, filho do homenageado, participou do descerramento da placa.

Pedro Paulo de Medeiros, sócio do escritório Pedro Paulo de Medeiros Advocacia Criminal, participou da homenagem dedicada ao pai, Wanderley de Medeiros.(Imagem: Divulgação )

"É o reconhecimento a uma trajetória marcada pela defesa incansável da justiça, dos direitos humanos e dos mais vulneráveis. Meu pai, Wanderley de Medeiros, foi presidente da OAB no período em que o Brasil vivia sob a sombra do regime militar. Ele foi um dos que ousaram levantar a voz contra as injustiças da época, posicionando-se corajosamente em defesa da redemocratização do país", relata Pedro Paulo.

Ele lembra que o pai foi pioneiro no estudo do Direito Processual Penal em uma época em que a área não proporcionava retorno financeiro. "Naquele tempo, era uma área destinada quase que exclusivamente à defesa de pobres e marginalizados", destaca. Para Pedro Paulo, o resgate da memória da trajetória de Wanderley deve "guiar e iluminar o caminho daqueles que acreditam que a advocacia é, antes de tudo, uma missão em benefício dos que mais precisam".

O plenário principal do Tribunal do Júri de Goiás foi nomeado em memória de Wanderley de Medeiros, que presidiu a OAB/GO e foi conselheiro federal da instituição.(Imagem: Divulgação)

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF valida emenda que autoriza contratação celetista de servidores

6/11/2024

CNJ abre PAD contra magistrados que disseram que assédio virou "moda"

5/11/2024

STJ: Fraude contra credores permite penhora de imóvel familiar

5/11/2024

TST: Banco pagará meio milhão por manter reintegrados em sala "aquário"

5/11/2024

STJ mantém rescisão de contrato de imóvel por falta de registro em cartório

5/11/2024

Artigos Mais Lidos

É constitucional a proposta de “só preto pode falar”?

5/11/2024

Vini, non vidi, perdere

5/11/2024

Planejamento sucessório – Provável alteração das alíquotas do ITCMD a partir de 2025

6/11/2024

Não há salvação para o artigo 19 do Marco Civil da Internet

4/11/2024

Os impactos da reforma tributária no planejamento sucessório: Desafios e oportunidades

5/11/2024