Migalhas Quentes

Rueda & Rueda Advogados implementa práticas de inteligência emocional

Em alinhamento com o Setembro Amarelo, as organizações se preocupam, cada vez mais, em tornar o local de trabalho um ambiente mais colaborativo e saudável.

4/9/2024

Em meio à crescente conscientização sobre a saúde mental, o escritório de advocacia Rueda & Rueda Advogados se destaca ao implementar práticas que promovem a inteligência emocional e o bem-estar de seus colaboradores. Em alinhamento com o Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio, a empresa demonstra que cuidar da saúde mental no ambiente de trabalho é mais do que uma tendência, é uma necessidade.

A especialista comportamental e gestora de Desenvolvimento Humano do Rueda & Rueda Advogados, Rubenita Araújo, ressalta que é crucial lembrarmos e discutirmos sobre a importância do cuidado com a saúde mental dentro das empresas. "Em um ambiente corporativo cada vez mais disruptivo, dinâmico e desafiador, a inteligência emocional tornou-se uma competência fundamental para o bem-estar dos colaboradores e para a sustentabilidade dos negócios", completa.

Quando se fala em inteligência emocional se pensa logo na capacidade de reconhecer, compreender e gerenciar as próprias emoções, assim como as dos outros. No contexto corporativo, ela pode transformar a cultura organizacional, promovendo um ambiente mais colaborativo, produtivo e saudável. No entanto, essa habilidade vai além de simplesmente "controlar" as emoções, trata-se de criar um espaço onde os colaboradores se sintam ouvidos, acolhidos e respeitados.

Por este motivo, o Rueda & Rueda oferece uma série de iniciativas inovadoras para seus colaboradores, como:

O impacto do cuidado com a saúde mental no trabalho é profundo. Estima-se que transtornos como ansiedade e depressão afetam milhões de trabalhadores ao redor do mundo, resultando em perdas significativas de produtividade e aumentando o absenteísmo. Empresas que adotam políticas de apoio à saúde mental e promovem a inteligência emocional entre seus líderes e equipes conseguem reduzir esses efeitos negativos, criando um ambiente de trabalho mais seguro e humano.

Ao investir em inteligência emocional, o Rueda & Rueda reconhece que a saúde mental dos colaboradores impacta diretamente na produtividade, no clima organizacional e nos resultados da empresa. Ao oferecer um ambiente de trabalho mais humano e saudável, a empresa demonstra que se preocupa com o bem-estar de seus profissionais, contribuindo para a retenção de talentos e a construção de uma cultura organizacional mais positiva.

Rubenita explica que o Setembro Amarelo serve como um lembrete importante de que a saúde mental é um tema que deve ser abordado com seriedade e não pode ser negligenciado. O Rueda & Rueda preparou palestras com uma neurocientista sobre regulação emocional, além de alguns atendimentos individuais e também ações semanais como incentivo a campanha deste mês.

"Empresas que integram a inteligência emocional em suas práticas diárias estão mais preparadas para lidar com os desafios do mundo moderno e, principalmente, para apoiar seus colaboradores em momentos de dificuldade. Ao oferecer recursos e apoio aos seus colaboradores, o Rueda & Rueda contribui para a prevenção do suicídio e para a promoção de um ambiente de trabalho mais seguro e saudável",  conclui a especialista.

Em alinhamento com o Setembro Amarelo, Rueda & Rueda Advogados implementa práticas de inteligência emocional no escritório.(Imagem: Divulgação)

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Leonardo Sica é eleito presidente da OAB/SP

21/11/2024

Justiça exige procuração com firma reconhecida em ação contra banco

21/11/2024

Ex-funcionária pode anexar fotos internas em processo trabalhista

21/11/2024

Câmara aprova projeto que limita penhora sobre bens de devedores

21/11/2024

PF indicia Bolsonaro e outros 36 por tentativa de golpe em 2022

21/11/2024

Artigos Mais Lidos

A insegurança jurídica provocada pelo julgamento do Tema 1.079 - STJ

22/11/2024

O fim da jornada 6x1 é uma questão de saúde

21/11/2024

ITBI - Divórcio - Não incidência em partilha não onerosa - TJ/SP e PLP 06/23

22/11/2024

Penhora de valores: O que está em jogo no julgamento do STJ sobre o Tema 1.285?

22/11/2024

A revisão da coisa julgada em questões da previdência complementar decididas em recursos repetitivos: Interpretação teleológica do art. 505, I, do CPC com o sistema de precedentes

21/11/2024