Migalhas Quentes

Sorteio da obra "Direito Financeiro e Tributário – 33ª Edição"

A obra aborda novos conteúdos do direito.

3/9/2024

A obra "Direito Financeiro e Tributário – 33ª Edição" (Dialética editora 1032p.), escritapor Kiyoshi Harada (Harada Advogados Associados), promove uma análise crítica da Emenda Constitucional 132/2023. 

Na primeira parte, esta obra oferece uma abordagem pioneira e abrangente sobre os quatro pilares do Direito Financeiro: despesa pública, receita pública, orçamento público e crédito público. Com linguagem didática, simples e objetiva, o livro examina também os princípios normativos que norteiam a gestão fiscal responsável.

Na segunda parte, o livro explora de maneira completa o Direito Tributário e o Sistema Tributário Nacional, além de temas correlatos, como o processo administrativo e judicial tributário e os crimes tributários. A obra utiliza uma linguagem clara e direta, focando no aspecto prático para servir como uma ferramenta útil para operadores do direito em geral.

Nesta 33ª edição, o autor realiza uma análise crítica da Emenda Constitucional nº 132/2023, que introduziu uma reforma tributária parcial. Essa reforma centraliza-se na fusão de tributos sobre o consumo, baseada no modelo de IVA adotado na Europa, mas sem a necessária adaptação às peculiaridades da Federação Brasileira, distinta dos países unitários europeus.

Sorteio da obra "Direito Financeiro e Tributário – 33ª Edição"(Imagem: Arte Migalhas)

Sobre o autor:

Kiyoshi Harada é sócio do escritório Harada Advogados Associados. Especialista em Direito Tributário pela USP. Presidente do IBEDAFT - Instituto Brasileiro de Estudos de Direito Administrativo, Financeiro e Tributário.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

CNJ mantém pena de disponibilidade a juiz afastado por consumo excessivo de álcool

3/9/2024

Quem é Deolane Bezerra, advogada alvo de operação que bloqueou R$ 2 bi

4/9/2024

Doutora Deolane é presa em operação contra lavagem de dinheiro em PE

4/9/2024

STF analisa conversão de união estável em casamento com efeitos retroativos

2/9/2024

Juíza explica uso de novos protocolos em julgamentos na Justiça do Trabalho

2/9/2024

Artigos Mais Lidos

Liberdade com limites: A legalidade da suspensão da rede X e a defesa da soberania nacional

3/9/2024

O que a IA oferece aos advogados?

2/9/2024

Exceções são exceções: O provimento 172/24 do CNJ, o crédito responsável do CDC e a necessidade de escritura pública para a alienação fiduciária em garantia sobre imóveis

4/9/2024

Pinóquio e o contrato de trabalho intermitente

3/9/2024

CFM atualiza normas de documentos médicos após 20 anos: O que mudou e como se adequar

3/9/2024