Durante o 15º Encontro Anual AASP, em entrevista ao Migalhas, o professor da USP e ex-presidente da associação, José Rogério Cruz e Tucci, ressaltou que sustentações orais vêm sendo banalizadas e que há urgência na formação de estudantes de Direito com foco em deontologia - estudo dos princípios e deveres éticos da profissão.
409144
O acadêmico destacou que apesar de ser uma ferramenta valiosa para chamar a atenção dos desembargadores em casos específicoa, a sustentação oral vem enfrentando desafios.
Criticou a banalização da prática por parte de advogados despreparados, que, muitas vezes, repetem informações já despachadas, o que pode ser visto como uma perda de tempo tanto para os magistrados quanto para outros advogados presentes.
Tucci também mencionou a pressão que os profissionais sofrem de clientes para realizar sustentações orais, mesmo quando desnecessárias e defendeu a autonomia dos advogados para decidir o melhor curso de ação em cada caso, priorizando a eficiência e o respeito ao tempo dos envolvidos no processo.
Veja a entrevista:
Outro ponto abordado pelo professor foi o fato de muitos recém-formados não estarem adequadamente preparados para interagir com os órgãos do Poder Judiciário, o que se manifesta em situações como a falta de formalidade ao se dirigir a desembargadores.
"O estudante sai da faculdade sem se colocar muito bem perante os órgãos do Poder Judiciário, tem muito receio de falar com o promotor", comentou Tucci, destacando que isso é um reflexo direto da falta de uma formação específica em deontologia durante a graduação.
O professor enfatizou que a introdução de uma cadeira voltada para esses aspectos seria essencial para o desenvolvimento de futuros profissionais.
O evento
Nos dias 29, 30 e 31 de agosto, em Campos do Jordão/SP, ocorre o 15º Encontro Anual da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo. O evento de três dias reunirá grandes nomes do Direito para debater temas como reforma tributária, reforma do Código Civil, uso de câmeras nos uniformes, entretenimento e redes sociais, Direito Probatório e Direito Público, além de promover diálogos entre advocacia e tribunais.
Acesse a cobertura completa do evento.