Migalhas Quentes

Thomson Reuters apresenta relatório "Futuro dos Profissionais 2024"

O relatório mostra que os trabalhadores do conhecimento estão otimistas em relação a aumentos significativos na produtividade, com a IA pronta para redefinir fluxos de trabalho, impulsionar a inovação e desbloquear novas oportunidades de crescimento.

20/8/2024

Thomson Reuters, empresa global de conteúdo e tecnologia, lançou seu relatório de "Futuro dos Profissionais 2024", pesquisa anual com mais de 2.200 profissionais que trabalham nas áreas jurídica, tributária, e de risco e conformidade globalmente. Os entrevistados previram que a IA tem o potencial de economizar 12 horas por semana nos próximos cinco anos, ou quatro horas por semana no próximo ano – o que equivale a 200 horas anuais.

Esse potencial de economia de tempo é o aumento de produtividade equivalente à adição de um colega extra para cada 10 membros da equipe. Aproveitar o poder da IA em várias profissões abre imensas oportunidades econômicas. Para um advogado dos EUA, isso poderia se traduzir em cerca de US$ 100.000 em horas adicionais faturáveis.

O aumento acentuado no interesse em IA é um grande catalisador para a inovação em todos os setores. No geral, 77% dos profissionais agora preveem que a IA terá um impacto alto ou transformacional em seu trabalho nos próximos cinco anos, um aumento de 10 pontos percentuais em relação ao ano passado. Além disso, 79% preveem que a inovação em suas empresas aumentará.

"Os profissionais não precisam mais especular sobre o potencial da IA para impactar seu trabalho, pois agora estão testemunhando seus efeitos em primeira mão. Ao olharmos para o futuro, uma coisa é clara: Os profissionais capacitados por IA e suas empresas superarão aqueles que resistem a esta era transformadora", disse Steve Hasker, presidente e CEO da Thomson Reuters.

"Com os profissionais prevendo que a IA lhes economizará até 200 horas no próximo ano, o potencial impacto econômico é significativo. Para um advogado dos EUA, o tempo economizado pode se traduzir em até US$ 100.000 por ano em tempo faturável adicional, e podemos esperar ganhos de produtividade semelhantes em outras profissões. O uso responsável da IA é crucial, com quase dois terços dos profissionais enfatizando a supervisão humana. À medida que navegamos por essa mudança, devemos lembrar que cabe a nós moldar o futuro da IA."

O estudo deste ano ressalta o sentimento avassalador de entusiasmo que os profissionais têm pela IA. As soluções de IA, e especificamente de IA generativa (GenAI), para os setores jurídico, tributário, e de risco e conformidade estão entre as categorias de aplicações de IA de nível profissional mais amplamente adotadas até o momento. De fato, 63% dos entrevistados já estão usando tecnologias alimentadas por IA como ponto de partida para tarefas, com pesquisa, resumo e redação citados como os casos de uso mais comuns.

As conclusões do relatório são categorizadas em três temas principais: Produtividade, responsabilidade e valor. A seguir estão alguns dos principais insights do estudo:

Produtividade:

Responsabilidade:

Valor:

Sentimento positivo do mercado e potencial transformador: Os profissionais veem a IA como uma "força para o bem" (78%), reconhecendo seu potencial para aumentar a eficiência e trazer novo valor ao seu trabalho. Com a adoção generalizada, podemos ver a IA impulsionar inovações significativas, melhorar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional e fornecer benefícios econômicos substanciais nos próximos cinco anos.

Clique aqui para acessar o relatório completo.

Metodologia 

O estudo foi realizado em abril e maio de 2024 por meio de uma pesquisa on-line. Mais de 2.200 profissionais das áreas jurídica, fiscal, contábil, e de risco e compliance empregados por corporações, firmas e órgãos governamentais completaram a pesquisa. Aproximadamente 44% dos participantes estavam localizados nos Estados Unidos, com a maioria dos outros entrevistados no Reino Unido, Canadá, América Latina, Austrália e Nova Zelândia.

A maioria dos entrevistados estava em funções tradicionais, ou seja, aqueles no setor jurídico eram advogados, aqueles no setor tributário e contábil eram contadores e CPAs; além disso, os entrevistados incluíram 200 profissionais C-suite corporativos. Do ponto de vista geracional, o maior número de inquiridos representou os Millennials (os nascidos entre 1981-1996), seguidos da Geração X (os nascidos entre 1965-1980), Baby Boomers (os nascidos entre 1946-1964) e da Geração Z (os nascidos entre 1997-2012). Alguns de entrevistados representavam a Geração Silenciosa (nascidos antes de 1946).

Os profissionais preveem que a IA pode economizar quatro horas por semana no próximo ano e até 12 horas por semana nos próximos cinco anos. A Thomson Reuters extrapolou isso para demonstrar o potencial impacto anual. Supondo que um profissional trabalhe de 48 a 50 semanas por ano, isso pode resultar em até 200 horas economizadas anualmente e equivale a adicionar um colega extra para cada 10 membros da equipe, já que as quatro horas economizadas por semana por profissional representam aproximadamente 10% de uma carga de trabalho em tempo integral.

Isso é calculado com dados da Thomson Reuters coletados diretamente dos sistemas de gestão financeira das empresas participantes, que são anonimizados e agregados. Em última análise, a maneira como os advogados escolhem reinvestir suas economias de tempo dependerá de suas prioridades e metas individuais, que podem incluir o aumento do tempo faturável, a busca de novas oportunidades de negócios ou outras iniciativas estratégicas.

Thomson Reuters apresenta relatório "Futuro dos Profissionais 2024".(Imagem: Freepik)

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

CNJ endurece pena de juiz do RJ que se ausentou 104 dias e cedeu token

11/12/2024

CNJ autoriza oficiais de Justiça a registrar buscas de bens e pessoas

11/12/2024

STJ aprova súmula que veda converter flagrante em preventiva de ofício

11/12/2024

Câmara aprova castração química para pedófilos e cadastro de condenados

12/12/2024

Juiz nega pedido de desistência feito 28 minutos antes da sentença

12/12/2024

Artigos Mais Lidos

Mudanças na aposentadoria em 2025: Impactos para os segurados

11/12/2024

A penhora de stock options e a penhora de quotas sociais - O entendimento do STJ

11/12/2024

Aplicação da lei 14.905/24: TST uniformiza correção monetária na Justiça do Trabalho

12/12/2024

A lei Federal do mercado regulado de carbono: breves comentários

12/12/2024

Tema 1.191 do STJ: Inaplicabilidade do art.166 do CTN à restituição de ICMS-ST

11/12/2024