O escritório Tauil & Chequer Advogados, associado a Mayer Brown, anuncia a chegada de Antônio Augusto Brandão de Aras, ex-procurador-geral da República, para reforçar a atuação em Brasília. Aras será sócio das áreas de Direito Constitucional e Contencioso.
Com ampla experiência e conhecimento em Ciências Sociais Aplicadas e Direito Constitucional, Aras atuará em casos de maior complexidade que são representados pelo escritório e prestará apoio em questões que são conduzidas pelas demais áreas do escritório, incluindo Tributário, Compliance, Societário e Ambiental. Aras atuará ao lado de Luís Adams, ex-advogado geral da União e sócio das áreas de Contencioso, Arbitragem e Compliance do Tauil & Chequer Advogados.
Para Victor Galante, sócio-gestor do Tauil & Chequer Advogados, a contratação de Aras reforça a qualificação do escritório para atuar em projetos que exigem não apenas competência técnica, mas também uma profunda compreensão do cenário jurídico brasileiro.
"Estamos sempre atentos às oportunidades de trazer profissionais que possam complementar e fortalecer nossa equipe a fim de oferecer serviços jurídicos de excelência. A chegada de Aras ocorre justamente em um momento de grande impacto da reforma tributária para empresas e negócios, com alterações relevantes que acabarão sendo avaliadas e julgadas pelos tribunais superiores em Brasília", afirma Galante.
Carreira jurídica
Antônio Augusto Brandão de Aras é um jurista brasileiro, professor da Faculdade de Direito da UnB -Universidade de Brasília. Foi o procurador-geral da República de 2019 a 2023. Traz consigo uma vasta experiência adquirida em diversos cargos de destaque no Ministério Público Federal e no STJ. Sua formação acadêmica inclui um doutorado em Direito do Estado pela PUC-SP e um mestrado em Direito Econômico pela Universidade Federal da Bahia.
Sua carreira inclui representações significativas como subprocurador-geral da República no STJ, membro do Conselho Superior do Ministério Público Federal, membro titular da 3ª Câmara de Coordenação e Revisão em matéria de Direito Econômico e do Consumidor, e representante do Ministério Público Federal no CADE - Conselho Administrativo de Defesa Econômica. Ele também atuou na EMAB - Escola de Magistrados da Bahia, na Câmara dos Deputados, no TCE - Tribunal de Contas do Estado da Bahia, no TRE e na UnB.
Além das atribuições profissionais, Aras tem sólida carreira acadêmica, lecionando Direito Comercial e Eleitoral na Universidade de Brasília e na Escola Superior do Ministério Público da União. Sua produção acadêmica inclui trabalhos completos publicados em anais de congressos e livros publicados ou organizados, reforçando sua autoridade e reconhecimento no meio jurídico.