Migalhas Quentes

OAB/SP integra frente parlamentar contra a CPMF

28/6/2007


OAB/SP

Frente parlamentar contra a CPMF

A OAB/SP participa do lançamento da Frente Parlamentar contra a CPMF e pela Redução da Carga Tributária Brasileira, hoje, às 10h, no Auditório Teotônio Vilela, na Assembléia Legislativa. Em dezembro desse ano, a CPMF perderá a validade, mas o governo quer sua prorrogação. "Os contribuintes, ao contrário, são contra porque sofreram com o aumento da arrecadação desse tributo que, inicialmente, era de 0,74% do PIB e hoje está em 1,38% do PIB, sem a devida contrapartida", alerta o presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D’Urso.

Para ele, a CPMF - criada em 1996 como um voto de confiança do povo no sentido de contribuir para recuperar a saúde pública e com a garantia de que as informações não seriam usadas para controlar o contribuinte – perdeu o propósito. "Não aconteceu nem uma coisa, nem outra. Por isso , são importantes iniciativas como esta dos parlamentares que, juntos com a sociedade civil, formam uma resistência democrática contra a CPMF.", afirmou D’Urso. A arrecadação da CPMF no ano passado chegou a R$ 32 bilhões, valor inferior ao montante desviado em decorrência de fraudes na Previdência Social, que chegou a R$ 34 bilhões, segundo o Tribunal de Contas da União.

O presidente da OAB/SP também chama a atenção para o fato de que a CPMF se transformou em um "tributo delator", porque o Fisco entende que os valores que passam pela conta corrente do contribuinte - e que geram a alíquota para pagamento da CPMF - representam a renda do correntista, o que nem sempre corresponde à verdade. "Imagine-se o caso de um engenheiro que usa a conta corrente para receber e pagar por obras que administra. Os valores que entram e saem podem não gerar lucros e ganhos com as transações", explica D’Urso.

______________

_______________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Juíza que mandou prender Gusttavo Lima e Deolane é acusada de abuso judicial

10/12/2024

TST: Petrobras deve contratar concursados para plano de carreira

9/12/2024

TRT-5 mantém justa causa de analista por jogar Uno durante expediente

9/12/2024

2ª turma do STF absolve idoso de tráfico por parcialidade de juíza

9/12/2024

Marco Legal dos Seguros é sancionado sem vetos

10/12/2024

Artigos Mais Lidos

Regulação do uso de IA no Judiciário: O que vem pela frente?

10/12/2024

Devido processo legal na execução trabalhista: Possíveis desdobramentos do Tema 1232 da repercussão geral do STF

9/12/2024

Cláusula break-up fee: Definição, natureza jurídica e sua aplicação nas operações societárias

9/12/2024

O que os advogados podem ganhar ao antecipar o valor de condenação do cliente?

10/12/2024

Insegurança jurídica pela relativização da coisa julgada

10/12/2024