Migalhas Quentes

CCJ do Senado adia votação da PEC que discute autonomia do BC

Adiamento foi solicitado pelo líder do governo no Senado com o objetivo de promover um debate mais amplo e buscar um consenso em torno da proposta.

18/7/2024

A CCJ do Senado Federal adiou a votação da PEC 65/23 que trata da autonomia do Banco Central. A matéria, que estava prevista para ser analisada na quarta-feira, 17, teve sua apreciação postergada para agosto.

O adiamento foi solicitado pelo líder do governo no Senado, Jaques Wagner, com o objetivo de promover um debate mais amplo e buscar um consenso em torno da proposta.

A PEC 65/23 propõe alterações significativas na estrutura e funcionamento do BC, incluindo a concessão de autonomia financeira e orçamentária à instituição e sua transformação em empresa pública. O governo, embora concorde com a autonomia financeira e orçamentária, manifestou discordância em relação à transformação do BC em empresa pública.

O parlamentar Jaques Wagner afirmou que o Executivo não se opõe à proposta e reconhece a importância da autonomia do BC. No entanto, defendeu a necessidade de um diálogo mais aprofundado para aprimorar o texto da PEC. “O texto tenta aproximar, mas, evidentemente, não está completo, porque tem uma série de questões. A conversa hoje foi extremamente produtiva, no gabinete do senador Plínio, com o senador Vanderlan. Eu acredito que nós podemos evoluir”, declarou.

PEC sobre autonomia do Banco Central volta à pauta da CCJ em agosto.(Imagem: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

O relator da matéria na CCJ, senador Plínio Valério, e o autor da PEC, senador Vanderlan Cardoso, concordaram com o adiamento.

O presidente da CCJ, Davi Alcolumbre, elogiou a postura dos senadores e destacou a importância de um debate amplo e democrático. “Naturalmente com o diálogo, com com o entendimento, com a construção, a gente vai conseguir formatar um relatório que atenda, em parte, o desejo que é da maioria, de dá autonomia ao Banco Central, sem desmerecer a posição de partes do governo que querem participar do diálogo e da construção de um texto de consenso", afirmou Alcolumbre.

A proposta tem gerado diferentes posicionamentos entre os senadores. Alguns parlamentares defendem a autonomia do BC como forma de fortalecer a instituição e garantir sua independência em relação a pressões políticas.

Outros, no entanto, expressaram preocupação em relação à autonomia orçamentária e financeira, argumentando que a medida poderia reduzir a capacidade do governo de implementar políticas públicas.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

CCJ do Senado aprova aumento de salários de juízes e promotores

18/4/2024
Migalhas Quentes

Nome no SCR do Banco Central não indica negativação, decide juíza

21/2/2024
Migalhas Quentes

CCJ aprova PEC que limita decisão monocrática e pedido de vista no STF

4/10/2023
Migalhas Quentes

Caixa indenizará empresa por inscrição indevida no sistema do Bacen

15/1/2023

Notícias Mais Lidas

Moraes torna pública decisão contra militares que tramaram sua morte

19/11/2024

PF prende envolvidos em plano para matar Lula, Alckmin e Moraes

19/11/2024

Leonardo Sica é eleito presidente da OAB/SP

21/11/2024

CNJ aprova teleperícia e laudo eletrônico para agilizar casos do INSS

20/11/2024

Em Júri, promotora acusa advogados de seguirem "código da bandidagem"

19/11/2024

Artigos Mais Lidos

ITBI na integralização de bens imóveis e sua importância para o planejamento patrimonial

19/11/2024

Cláusulas restritivas nas doações de imóveis

19/11/2024

Estabilidade dos servidores públicos: O que é e vai ou não acabar?

19/11/2024

Quais cuidados devo observar ao comprar um negócio?

19/11/2024

O SCR - Sistema de Informações de Crédito e a negativação: Diferenciações fundamentais e repercussões no âmbito judicial

20/11/2024