Migalhas Quentes

Fabio Rivelli apresenta palestra em Fórum de Direito

O sócio da Lee, Brock, Camargo Advogados (LBCA) participou do "II Fórum de Direito, Tecnologia e Inovação", que aconteceu dia 5/7, com realização da OAB/RJ.

11/7/2024

No encerramento do "II Fórum de Direito, Tecnologia e Inovação" da OAB/RJ, realizado no dia 5/7, na sede da seccional fluminense, o sócio da Lee, Brock, Camargo Advogados (LBCA), Fabio Rivelli, fez um alerta de que as tecnologias da Inteligência Artificial Generativa não vão tirar o trabalho dos advogados: "As máquinas, não vão substituir os homens, nem devem chegar a superar o conhecimento humano (singularidade robótica), mas agregam ferramentas e trazem muitas oportunidades que ajudam o advogado a economizar tempo com tarefas repetitivas, para que possam se dedicar mais aos clientes e a aprender mais".

Rivelli, que analisou o tema "A Nova Gestão na Era da Inteligência Artificial" elogiou a OAB/RJ e a idealizadora do evento, Maria Luciana Pereira de Souza, pela realização do encontro com palestras e convidados tão relevantes sobre IA e disponibilizado gratuitamente para os advogados. Ele lembrou que no mercado, seminários deste porte são onerosos aos participantes. "Encontros como esses fazem a advocacia crescer", disse.

Rivelli comparou as tecnologias de IA que já chegaram a todos os setores, incluindo o Direito, com o refluxo do mar: A onda vem e leva todos os barquinhos. "Equipara as chances para todo o mundo. Nivelou todos os profissionais, incluindo os advogados de todas as idades, abrindo oportunidades", comentou.

Na palestra, Fabio Rivelli também apresentou uma linha do tempo da tecnologia, baseada no Fórum Econômico Mundial e o looping dos 9 mil anos, no qual surgem conquistas como a eletricidade, automóvel etc., uma série de inovações e disrupções concentradas em 60 anos. "Agora com os sistemas de IA tudo acontece muito rápido, não dá para prever o que vai ocorrer nos próximos 6 meses. O que estamos vivendo agora é o que o ser humano sempre procurou", comentou. Ele citou, por exemplo, a evolução de uma foto criada por tecnologia em 2014 e 2024, sendo quase impossível dizer que foi gerada por um algoritmo.

Na exposição, o sócio da LBCA fez um retrocesso histórico do que que a humanidade entendia como robôs, citando alguns exemplos da antiguidade, como Talos, o guardião de Creta e o robô gigante de uma antiga série de TV, bem diversa da atual, e que hoje existem 44 zettabytes de dados em todo o universo digital e que não é preciso entrar nas redes sociais para gerar dados, isso acontece quando utilizamos apenas o celular.

No encerramento de sua palestra, Rivelli apresentou a pioneira política de uso ético e responsável de IAG da LBCA e as cinco fases da gestão jurídica, segundo os critérios de tecnologia, pessoas, processos e financeiro ao longo do tempo.

Fabio Rivelli, sócio da Lee, Brock, Camargo Advogados (LBCA). (Imagem: Divulgação )

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Procurador que cuspiu em funcionária faz acordo e pede perdão: “não sou monstro”

18/7/2024

Pão de forma e bafômetro: quando o café da manhã vira problema jurídico

18/7/2024

Juiz autoriza penhora de 30% de salário para quitar dívida com banco

17/7/2024

Advogado pede dispensa de uso da beca no TJ/BA por mau cheiro

17/7/2024

Juiz considera que apelido de "capivara" a trabalhadora não é ofensivo

18/7/2024

Artigos Mais Lidos

STJ altera a metodologia de cálculo de tarifa para condomínios sem hidrômetro individualizado

19/7/2024

Recuperação judicial fraudulenta

18/7/2024

A lei 14.365 e o papel do sócio gestor nas sociedades de advogados

17/7/2024

Planejamento sucessório: Regime da separação de bens convencional não afasta o cônjuge da qualidade de herdeiro

18/7/2024

Efeitos práticos dos novos princípios da reforma tributária

17/7/2024