O ator Cassio Scapin, conhecido por seu papel como Nino no programa "Castelo Rá-Tim-Bum", relatou em suas redes sociais que foi alvo de uma tentativa de golpe pelo WhatsApp, conhecido como "golpe do advogado".
Criminosos se passaram por seu advogado e informaram que ele havia ganhado um processo judicial, no qual teria direito a receber R$ 180 mil. No entanto, para liberar o valor, ele deveria transferir uma quantia via Pix para cobrir custos advocatícios e de documentação.
Scapin não foi enganado: ao telefonar para o número que o contatou, percebeu que a voz do suposto advogado não era a do profissional verdadeiro. O ator, então, compartilhou vídeos em suas redes sociais para alertar seus seguidores sobre o modus operandi dos criminosos.
382418
Esse tipo de golpe tem se tornado muito comum. Por isso, seccionais da OAB têm dado orientações para alertar clientes e profissionais. A principal recomendação é não fazer nenhuma transferência antes de falar direto com o escritório do qual a pessoa seja cliente.
Em cartilha com 25 páginas, a OAB/SP explica o modus operandi dos golpistas. O meio mais denunciado é através da “clonagem” de WhatsApp. Já no universo da advocacia, o mais comum é o golpista entrar em contato com partes de um processo se passando por advogado e solicitando pagamentos via pix – exatamente como aconteceu com o ator de “Nino”.
Para ambos os casos, o material da Ordem dá sugestões de representações – entre elas a denúncia criminal, com formalização de boletim de ocorrência e obtenção de evidências, como prints de telas. Em seguida, é indicado que seja feita denúncia na OAB também.
- Acesse a cartilha.