Migalhas Quentes

Advogado analisa novas regras da Anatel que combatem telemarketing abusivo

De acordo com especialista do PG Advogados, "as mudanças são um passo significativo para adaptar a legislação às práticas comerciais vigentes".

10/6/2024

A Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações implementou uma série de novas medidas para combater o telemarketing abusivo, reforçando a proteção dos consumidores brasileiros. As novas regras estão em vigor deste o dia 1/6/24 e, entre as principais mudanças, destacam-se o aumento do tempo que classifica uma ligação como curta, de três para até seis segundos, e a ampliação do uso do código 0303 para todas as atividades de cobranças.

O advogado Douglas dos Santos Ribeiro, sócio do escritório PG Advogados, fez uma análise acerca das novas diretrizes. Para ele, as mudanças são um passo significativo para adaptar a legislação às práticas comerciais vigentes e promover um ambiente de negócio que privilegie os bons fornecedores e preservem os consumidores de chamadas indesejadas. "Algumas empresas de telesserviços vinham contornando as métricas estabelecidas, o que gerou volume significativo de ligações inoportunas. A ampliação do conceito de chamadas curtas e o aumento do tempo limite visam impedir essas práticas", ressaltou.

Além das mudanças mencionadas, a Anatel também ampliou o uso do código 0303 para todas as atividades de cobranças e implementou a possibilidade de bloqueio dos serviços de empresas que não cumprirem as novas regras, por até 15 dias. "O uso do código 0303 para todas as cobranças é uma medida que traz mais transparência para os consumidores, permitindo que identifiquem facilmente as chamadas de cobrança. Isso, aliado à possibilidade de bloqueio temporário das empresas infratoras, cria um mecanismo de proteção mais robusto para o consumidor", explicou o especialista.

Advogado analisa regras da Anatel que combatem telemarketing abusivo.(Imagem: Freepik)

De acordo com o advogado, desde a primeira medida cautelar, editada em junho de 2022, a Anatel já bloqueou 909 usuários, firmou 143 termos de compromissos de boas práticas com empresas de telemarketing e aplicou mais de R$ 28 milhões em multas. Segundo estimativas da própria agência, essas medidas impediram a realização de aproximadamente 110 bilhões de ligações abusivas, o que corresponde a uma média de 511 ligações por habitante.

"Para as empresas que realizam mais de 100 mil ligações por dia, elas poderão fazer o total de 85% das chamadas de curta duração, e o descumprimento da regra poderá acarretar multas de até R$ 50 milhões, além do bloqueio do número pelo período já citado de 15 dias.”

Outra novidade é que a própria Anatel pode determinar o bloqueio diretamente se identificar desvios. No entanto, a agência também pode interromper o bloqueio antes do prazo se a empresa firmar compromisso formal para se adequar às regras. A área técnica do órgão desenvolverá um sistema que permite validar os números de telefone por CPF. Dessa forma, as empresas de cobranças poderão verificar na base de dados das operadoras se determinado número ao qual será feita a ligação pertence realmente ao CPF do devedor.

"Sites como 'Qual Empresa me Ligou' e 'Não Me Perturbe' são fundamentais para que os consumidores possam exercer seus direitos de forma ativa. Essas plataformas proporcionam meio eficaz para que os cidadãos possam identificar e bloquear ligações indesejadas, contribuindo para um ambiente mais saudável e respeitoso nas telecomunicações."

Por fim, o advogado ressalta que com essas novas medidas, a Anatel espera reduzir ainda mais o número de ligações abusivas e garantir que as práticas de telemarketing no Brasil sejam mais transparentes e respeitosas entre empresas e consumidores.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Câmara: Comissão aprova PL que permite evitar ligações de marketing

20/11/2022
Migalhas Quentes

STF valida lei que protege consumidor de ligações de telemarketing

25/2/2021
Migalhas Quentes

Cia telefônica deve permitir mudança para plano de menor valor por meio de site ou aplicativo

7/3/2020
Migalhas Quentes

Lista "Não perturbe" impede que telemarketing realize ligações a consumidores cadastrados

18/6/2019

Notícias Mais Lidas

Leonardo Sica é eleito presidente da OAB/SP

21/11/2024

Justiça exige procuração com firma reconhecida em ação contra banco

21/11/2024

Ex-funcionária pode anexar fotos internas em processo trabalhista

21/11/2024

Câmara aprova projeto que limita penhora sobre bens de devedores

21/11/2024

PF indicia Bolsonaro e outros 36 por tentativa de golpe em 2022

21/11/2024

Artigos Mais Lidos

A insegurança jurídica provocada pelo julgamento do Tema 1.079 - STJ

22/11/2024

O fim da jornada 6x1 é uma questão de saúde

21/11/2024

ITBI - Divórcio - Não incidência em partilha não onerosa - TJ/SP e PLP 06/23

22/11/2024

Penhora de valores: O que está em jogo no julgamento do STJ sobre o Tema 1.285?

22/11/2024

A revisão da coisa julgada em questões da previdência complementar decididas em recursos repetitivos: Interpretação teleológica do art. 505, I, do CPC com o sistema de precedentes

21/11/2024