Migalhas Quentes

STJ: Calouro pode pagar mais que veterano se faculdade provar aumento de custos

Colegiado considerou que a cobrança de valor adicional nas mensalidades deve ocorrer apenas nos períodos que guardem relação com o aumento de custos e deve ser proporcional a este.

13/5/2024

Por maioria, a 3ª turma do STJ reconheceu legitimidade das faculdades cobrarem mensalidades mais altas dos calouros, em comparação com as dos alunos veteranos, desde que sejam apresentadas evidências de aumento de custos decorrentes de modificações na metodologia de ensino.

A decisão reformou um acórdão do TJ/DF que havia determinado a uma instituição de ensino superior de Brasília a cobrança de mensalidades idênticas para alunos calouros e veteranos do curso de medicina. O tribunal também havia ordenado a devolução das diferenças pagas a maior pelos calouros.

STJ: Calouro pode pagar mais que veterano se faculdade provar aumento de custos.(Imagem: Freepik)

No voto, acompanhado pela maioria do colegiado, ministro Moura Ribeiro considerou improcedentes os pedidos dos calouros e destacou que o curso de medicina da faculdade foi remodelado, incorporando métodos de ensino mais eficientes. S. Exa. enfatizou que a cobrança adicional nas mensalidades deve ser proporcional e limitada aos períodos em que houver aumento de custos, conforme previsto no art. 1º, parágrafo 3º, da lei 9.870/99.

A relatora do recurso, ministra Nancy Andrighi, entendia que o processo deveria retornar à primeira instância para verificação da comprovação do aumento de custos, mas o ministro Moura Ribeiro indicou que os alunos se manifestaram sobre os documentos apresentados pela faculdade sobre o preço das mensalidades.  Segundo Moura Ribeiro, o juízo de primeiro grau considerou que não havia necessidade de novas provas e determinou a finalização do processo para sentença, decisão que não foi contestada pelos autores.

"Não seria o caso de retorno dos autos para apurar as planilhas e documentos que justificariam cobrança de mensalidade a maior dos calouros, autores da ação, ressaltando que no momento oportuno quedaram-se inertes", concluiu S. Exa. ao restabelecer a sentença.

Leia o acórdão

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Faculdade não cobrará mensalidade de médica que colou grau antecipado

13/8/2023
Migalhas Quentes

Mantida decisão que reduziu mensalidade de faculdade durante pandemia

31/7/2022
Migalhas Quentes

STJ nega pedido de mãe para pagar mensalidade proporcional na pandemia

17/6/2022

Notícias Mais Lidas

Moraes torna pública decisão contra militares que tramaram sua morte

19/11/2024

PF prende envolvidos em plano para matar Lula, Alckmin e Moraes

19/11/2024

Leonardo Sica é eleito presidente da OAB/SP

21/11/2024

CNJ aprova teleperícia e laudo eletrônico para agilizar casos do INSS

20/11/2024

Em Júri, promotora acusa advogados de seguirem "código da bandidagem"

19/11/2024

Artigos Mais Lidos

ITBI na integralização de bens imóveis e sua importância para o planejamento patrimonial

19/11/2024

Cláusulas restritivas nas doações de imóveis

19/11/2024

Estabilidade dos servidores públicos: O que é e vai ou não acabar?

19/11/2024

Quais cuidados devo observar ao comprar um negócio?

19/11/2024

O SCR - Sistema de Informações de Crédito e a negativação: Diferenciações fundamentais e repercussões no âmbito judicial

20/11/2024