Migalhas Quentes

Empresário que hostilizou Zanin em aeroporto se retrata das ofensas

"O ato que pratiquei se dirigiu a um advogado que na oportunidade apenas exercia regularmente sua profissão", disse em vídeo.

11/5/2024

O empresário Luiz Carlos Bassetto, que hostilizou o ministro Cristiano Zanin no banheiro do aeroporto de Brasília, em janeiro do ano passado, gravou um vídeo se retratando pelas ofensas e ameaças que fez ao ministro do STF, quando ele ainda atuava como advogado. "Declaro publicamente que o advogado e atual ministro Cristiano Zanin não faz jus as palavras ditas por mim naquele dia. Ele não é o pior advogado que possa exigir, pelo contrário, um excelente advogado e hoje exerce o cargo de ministro em razão da sua competência."

"Esta retratação é de forma cabal, plena, inequívoca e consciente. Declaro publicamente que o advogado e atual ministro Cristiano Zanin não faz jus as palavras ditas por mim naquele dia. Ele não é o pior advogado que possa exigir, pelo contrário, um excelente advogado e hoje exerce o cargo de ministro em razão da sua competência."

No vídeo, Bassetto ainda pede desculpas a toda a advocacia.

"Endereço minhas desculpas também a toda advocacia, pois o ato que pratiquei se dirigiu a um advogado que na oportunidade apenas exercia regularmente sua profissão, de modo que minha retratação também os alcance."

Assista.

Relembre

O ataque grosseiro ao atual ministro do STF ocorreu no aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília, em 11 de janeiro de 2023, quando Zanin ainda era advogado e atuava em favor do presidente Lula.

Enquanto Zanin fazia sua assepsia bucal no banheiro do aeroporto, o homem afirmou: "vontade de meter a mão na orelha de um cara desse. Tinha que tomar um pau".

O agressor ainda usou termos como "corrupto", "bandido", "safado" e "vagabundo". O então advogado, já calejado com as grosserias de um certo magistrado de Curitiba, ficou sereno e não respondeu às provocações, retirando-se do local.

Após o ato, a OAB aprovou desagravo ao advogado, e participa da queixa-crime contra o empresário, a partir de documento assinado por diversos representantes da Ordem, entre eles o presidente do CFOAB, Beto Simonetti, e os advogados Rafael de Assis Horn, Sayuri Silva de Otoni, Leonardo Pio da Silva Campos, Fernanda Lara Tórtima, Alberto Zacharias Toron, Rafael Lara Martins, Cristiane Damasceno Leite, Alex Sarkis, Cristina Silvia Alves Lourenço, Élida Fabrícia Oliveira Machado Franklin, Ricardo Breier, Olavo Hamilton, Ticiano Figueiredo, Aurilene Uchôa de Brito, Helcinkia Albuquerque dos Santos, Hélio das Chagas Leitão Neto, Marilena Indira Winter, Délio Lins e Silva Júnior, Eduardo Imbiriba de Castro, Daniela Lima de Andrade Borges, Priscilla Lisboa Pereira  e Verena de Freitas Souza.

O gesto estulto foi gravado pelo homem, e por ele próprio divulgado, servindo de prova contra si mesmo, mostrando assim que o caminho da "lacração" é o mesmo da retratação. Relembre:

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

TJ/SP reduz indenização de Jovem Pan a Zanin por comentários ofensivos

6/9/2023
Migalhas Quentes

Empresário que hostilizou Zanin em banheiro de aeroporto se torna réu

30/7/2023
Migalhas Quentes

MP/DF denuncia empresário que ameaçou Zanin em banheiro de aeroporto

7/7/2023
Migalhas Quentes

Vídeo exclusivo – Moro ironiza defesa de Lula em audiência

20/12/2016

Notícias Mais Lidas

"Vale-peru"? TJ/MT fixa R$ 10 mil de auxílio-alimentação em dezembro

19/12/2024

Bosch é condenada a pagar R$ 1,7 mi por fraude em perícias judiciais

19/12/2024

iFood é multada por designar representante hospitalizado em audiência

19/12/2024

PEC que limita supersalários de servidores é aprovada pelo Congresso

20/12/2024

MP/BA investiga Claudia Leitte por retirar "Iemanjá" de música

19/12/2024

Artigos Mais Lidos

Afinal, quando serão pagos os precatórios Federais em 2025?

19/12/2024

Discriminação nos planos de saúde: A recusa abusiva de adesão de pessoas com TEA

19/12/2024

Planejamento sucessório e holding patrimonial: Cláusulas restritivas societárias

20/12/2024

Decisão importante do TST sobre a responsabilidade de sócios em S.A. de capital fechado

20/12/2024

As perspectivas para o agronegócio brasileiro em 2025

20/12/2024