Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Nova Sistemática da Execução dos Títulos Extrajudiciais e a Lei nº 11.382/06"

21/6/2007


Sorteio de obra

Migalhas sorteou a obra "Nova Sistemática da Execução dos Títulos Extrajudiciais e a Lei nº 11.382/06" (Lúmen Júris, 176 p.) escrita por Hugo Leonardo Penna Barbosa, que generosamente ofereceu um exemplar, Humberto Dalla Bernardina de Pinho e Márcia Garcia Duarte. Confira abaixo o vencedor.

Sobre a obra:

Trata-se de obra de grande alcance didático e que busca, fundamentalmente, facilitar a compreensão das profundas alterações pelas quais passou o processo de execução nos últimos anos.

Está redigida em termos muito claros e preocupa-se em ir direto ao ponto das inovações introduzidas, fazendo a comparação dos textos anteriores com as novas redações dos diversos dispositivos.

Ao final, apresenta 15 fluxogramas que dão conta perfeitamente de abarcar todas as reformas empreendidas e de levar ao leitor a nova sistemática do processo de execução.

A par dessa marcante preocupação de demonstrar ao leitor o que mudou no processo de execução, os autores também fazem críticas a alguns pontos da reforma, como, por exemplo, ao veto presidencial que manteve a impenhorabilidade absoluta das verbas de natureza alimentar.

Também questiona se os casos de impenhorabilidade atingem, ou não, a pessoa jurídica, bem como se impenhorabilidade das cadernetas de poupança, no limite de até 40 salários-mínimos, é extensível a qualquer outro tipo de aplicação financeira, obedecido o mesmo patamar.

Sobre os autores:

Hugo Leonardo Penna Barbosa é advogado da Associação Comercial do Rio de Janeiro e sócio do escritório Homem de Carvalho e Graça Advogados Associados. É também mestre em Direito Público e Evolução Social e professor de Processo Civil da Universidade Cândido Mendes

Humberto Dalla Bernardina de Pinho é pós-doutor em Direito (University of Connecticut School of Law). Mestre, Doutor em Direito e Professor Adjunto de Direito Processual (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Professor da Universidade Estácio de Sá. Promotor de Justiça Titular no Estado do Rio de Janeiro.

 

Márcia Garcia Duarte é pós-graduada e mestranda em Direito e advogada no Rio de Janeiro.

_______

 Resultado:

  • Alessandra Lelis, do escritório Porto e Spirandeli Advogados Associados, de São José dos Campos/SP.

__________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Moraes torna pública decisão contra militares que tramaram sua morte

19/11/2024

PF prende envolvidos em plano para matar Lula, Alckmin e Moraes

19/11/2024

Leonardo Sica é eleito presidente da OAB/SP

21/11/2024

CNJ aprova teleperícia e laudo eletrônico para agilizar casos do INSS

20/11/2024

Em Júri, promotora acusa advogados de seguirem "código da bandidagem"

19/11/2024

Artigos Mais Lidos

ITBI na integralização de bens imóveis e sua importância para o planejamento patrimonial

19/11/2024

Cláusulas restritivas nas doações de imóveis

19/11/2024

Estabilidade dos servidores públicos: O que é e vai ou não acabar?

19/11/2024

Quais cuidados devo observar ao comprar um negócio?

19/11/2024

O SCR - Sistema de Informações de Crédito e a negativação: Diferenciações fundamentais e repercussões no âmbito judicial

20/11/2024