A OAB/SP assinou um convênio de geminação com a Ordem dos Advogados da França Seção Lyon (L'Ordre des Avocats du Barreau de Lyon). O objetivo da iniciativa é buscar a modernização da advocacia e promover oportunidades em ambas as cidades, fomentando as relações profissionais, acadêmicas e jurídicas entre as Ordens, as escolas de advogados e as Universidades de Lyon e de São Paulo.
Dentre as principais áreas a serem exploradas pelo convênio, as Ordens destacaram, num primeiro momento, as de Mediação, Direito Eleitoral, Direito Penal, Processo Penal e digitalização da Justiça. O acordo também prevê a colaboração profissional e acadêmica entre os inscritos de ambas as cidades, além de atividades de incentivo para o início na profissão e para a colaboração empresarial, como estágios, intercâmbios e visitas.
“É uma novidade brilhante para a nossa advocacia e estamos muito felizes por trabalhar em conjunto com a Ordem de Lyon”, compartilha a presidente da OAB/SP, Patricia Vanzolini. “Acreditamos que essa parceria vai render muitos frutos para ambos os lados, considerando a identificação que já existe entre as duas Ordens, desde o cenário atual de desenvolvimento até os desafios enfrentados pela classe”, conclui.
Além da presidente, participaram da cerimônia de assinatura o vice-presidente da OAB/SP, Leonardo Sica; o presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/SP, Ricardo Vita Porto; e o advogado e professor Juliano Barra. Virtualmente, participaram os membros da Ordem dos Advogados de Lyon: o presidente Alban Pousset-Bougere; os vice-presidentes Joëlle Forest-Chalvin e Jean-François Barre; e a presidente da Comissão Internacional, Maïté Roche.