Débora Vanessa Caús Brandão, professora de Direito Civil IV na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, tomou posse como nova desembargadora do TJ/SP, no último dia 19, no Salão do Júri do Palácio da Justiça.
A cerimônia contou com a presença do ministro do STJ, Paulo Dias de Moura Ribeiro; o ministro do STF, Kassio Nunes Marques; o presidente da Alesp - Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado estadual André do Prado; o secretário de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab; deputados Federais, secretários de Estado, desembargadores e juízes, além de convidados e membros da justiça paulista.
A partir do quinto constitucional, Débora foi nomeada pelo governador do Estado em listra tríplice encaminhada pelo Órgão Especial. Ela assume a cadeira do desembargador Walter Piva Rodrigues, que se aposentou no ano passado
A advogada expressou seu sentimento sobre a importante conquista profissional e como irá encarar esse novo desafio.
“Uma alegria enorme. Agora é devolver a confiança em mim depositada em prestação jurisdicional eficiente e justa. Encaro esse desafio com muita consciência da relevância do cargo e responsabilidade porque a população, quando em litígio, deposita sua esperança no Poder Judiciário para ver restabelecida a Justiça."
Currículo
Débora Vanessa Caús Brandão nasceu em São Caetano do Sul/SP. Graduou-se em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, turma de 1995. É mestre (2001) e doutora (2004) em Direito Civil pela PUCSP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-doutora em Direitos Humanos (2018) pela Universidade de Salamanca, na Espanha, e em Direito (2023) pela Universidade de Bolonha, na Itália. Iniciou a carreira como advogada em 1996.
É professora de Direito Civil em diversas instituições e membro da ABDC - Academia Brasileira de Direito Civil.