Israel
Veterano político Shimon Peres é eleito presidente
Reuven Rivlin, do partido de oposição Likud e a candidata dos Trabalhistas, Colette Avital, deixaram a corrida presidencial, depois de perder o primeiro turno das votações no Parlamento israelense, o Knesset. Peres foi confirmado tomará posse em 15 de julho.
O papel do presidente em Israel é principalmente cerimonial. O atual presidente, Moshe Katsav, está de licença depois de ser acusado de estupro e outros crimes sexuais. Ele nega as acusações.
Peres, que passou boa parte de sua vida política no Partido Trabalhista, é candidato pelo Kadima, mesmo partido do primeiro-ministro Ehud Olmert.
Atualmente, Peres ocupa o cargo de vice-premiê de Israel e ministro do Desenvolvimento para as regiões do Negev e Galiléia.
Retirada e apoio
Na primeira votação, Peres obteve 58 votos, mas precisava de 61 votos dos 120 membros do Knesset para ser eleito ao cargo.
Rivlin conquistou 37 votos e Avital, 21. Os dois declararam apoio a Peres ao ficarem sabendo dos resultados do primeiro turno.
"Estou me retirando da corrida e peço a todos os legisladores para votarem de forma unânime para Shimon Peres", disse Rivlin.
Esta é a segunda vez que Peres, de 83 anos, concorre à Presidência. Nas eleições de 2000 saiu candidato pelo Partido Trabalhista, mas foi derrotado por Moshe Katsav.
Shimon Peres nasceu na Polônia em 1923 e foi para a Palestina, então administrada pela Grã-Bretanha, em 1934. Ele é membro do Parlamento desde 1959.
Peres foi primeiro-ministro de Israel em 1984 e no período entre 1995 e 1996.
Um dos pontos altos da carreira de Peres ocorreu em 1994, quando ele dividiu o Prêmio Nobel da Paz com Itzhak Rabin e Yasser Arafat em reconhecimento por seu papel nas negociações pelo fim dos conflitos no Oriente Médio.
_______
___________
Fonte: BBC Brasil
________________