Migalhas Quentes

OAB/SP, Defensoria e governo SP criam Casa da Mulher para vítimas

No Dia da Mulher, OAB/SP, Defensoria e Governo de SP lançam Casa da Mulher Paulista, para acolher e apoiar juridicamente mulheres vítimas de violência, com planos de abrir 51 unidades.

11/3/2024

No último dia 8/3, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo, Defensoria Pública do Estado de São Paulo e o Governo do Estado de São Paulo, celebraram a parceria para a "Casa da Mulher Paulista", espaço de apoio e acolhimento para as mulheres vítimas de violência, onde as vítimas podem também residir temporariamente com os filhos, em caso de violência extrema ou ameaça de morte.

O convênio entre a OAB/SP fornece apoio e assistência jurídica para mulheres vítimas de violência de gênero acolhidas na Casa da Mulher Paulista. O objetivo é promover ações integradas de proteção e garantias de direitos. A intermediação do convênio foi feita por meio da Comissão das Mulheres Advogadas da Secional. No local, as vítimas recebem assistência multidisciplinar: psicológica, social, médica e jurídica. 

Evento Casa da Mulher Paulista(Imagem: Divulgação OAB/SP)

No evento, o governo estadual anunciou a abertura de 51 unidades do projeto Casa da Mulher Paulista, visando auxiliar mulheres vítimas de violência nos âmbitos jurídico e psicológico. Conforme a gestão, as primeiras 15 unidades serão lançadas até o final do mês de março no estado, e outras casas serão anunciadas em breve. Quatro delas já foram inauguradas. 

A secretária-geral da OAB/SP, Daniela Magalhães, representou a instituição e formalizou a assinatura do termo de convênio do projeto Casa da Mulher Paulista. O conselheiro secional e presidente da comissão de Assistência Judiciária da OAB/SP, Jorge Andreotti, também esteve presente.

"O convênio diz respeito a termos salas da OAB/SP, salas para a advocacia e apoio jurídico em todas as Casas da Mulher Paulista que o governo está entregando no Estado de São Paulo. Ainda há muito a fazer, mas a iniciativa é estruturante e importante para que os próximos passos possam ser dados", explicou Magalhães. 

O governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas, agradeceu a parceria com a OAB/SP e afirmou que o projeto está saindo do papel e será um espaço de acolhimento, o espaço de cuidar das mulheres. Gostaria de agradecer o convênio em parceria com a OAB/SP, e o apoio da presidente Patricia Vanzolini. Seguimos com o projeto para que as mulheres possam ter suporte psicológico e suporte jurídico, para que elas possam se capacitar, encontrar o mercado de trabalho e encontrar a esperança”, afirmou.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Unimed deve devolver valores de reajustes abusivos de plano desde 2020

23/4/2025

PF investiga fraude de R$ 6,3 bilhões no INSS; Justiça afasta presidente

23/4/2025

Advogado vê parcialidade, grava audiência e juiz se declara suspeito

22/4/2025

TST: Anulada justa causa de bancária que fazia crossfit durante licença

22/4/2025

STF vê melhora de Bolsonaro ao participar de live e manda citar na UTI

23/4/2025

Artigos Mais Lidos

Nova regra para trabalho em feriados e domingos: O que muda para as empresas a partir de julho de 2025?

23/4/2025

É agora ou nunca. A janela que se abriu com a IA generativa não vai durar para sempre

22/4/2025

Holding patrimonial: Benefícios, economia tributária e por que fazer agora

22/4/2025

STF reforça a licitude da terceirização em atividade-fim e suspende todas as ações envolvendo o tema “pejotização”

22/4/2025

Cobrança de dívida prescrita após decisão do STF: Como advogados podem atuar de forma estratégica e dentro da legalidade

23/4/2025