Migalhas Quentes

Cassia Monteiro integra Câmara de Comércio Brasil-Espanha

Sócia do escritório L.O. Baptista Advogados, Cassia Monteiro é membro do Comitê Jurídico e da Junta Diretiva da Câmara.

27/12/2023

Cassia Monteiro, sócia do escritório L.O. Baptista Advogados, conta, na entrevista abaixo, como está sendo sua participação na Câmara de Comércio Brasil-Espanha (CCBE). A advogada é membro do Comitê Jurídico e da Junta Diretiva da Câmara.

Cássia Monteiro(Imagem: Divulgação)

 

Por que o escritório L.O. Baptista Advogados e como foi a aproximação entre vocês?

Cassia Monteiro: Somos associados à CCBE há alguns anos e participamos ativamente de eventos, reuniões e outras iniciativas. Em 2022, a CCBE reformulou alguns de seus comitês e fui convidada a coordenar o Comitê Jurídico, com apoio de Fabrício Polido.

Qual a importância de ser membro e representar o Brasil na CCBE?

Cassia Monteiro: A Espanha é o segundo país que mais investe no Brasil, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, por isso, tem um importante papel relevante na economia nacional. Trabalhar em parceria com a CCBE nos dá ainda mais força para ajudar as empresas que desejam seguir a internacionalização.

Qual são suas atividades, hoje, na Câmara à frete do Comitê Jurídico e, agora, na Junta Diretiva?

Cassia Monteiro: Nossa atuação no comitê jurídico tem por principal atividade promover debates jurídicos que envolvam ambas as jurisdições. No ano de 2023, promovemos um grande evento sobre mobilidade urbana e a respectiva regulamentação. Este, sem dúvida, foi um marco na atuação do nosso Comitê e que já gerou grandes oportunidades e avanços na regulamentação da matéria e a abertura de importantes portas para associados nossos do setor. Agora, com a nova missão de ser membro da Junta, estarei ainda mais presente nas discussões estratégicas e podendo aportar com a visão brasileira jurídica e empresarial. Por conta da minha atuação profissional, na área societária, com forte atuação em fusões e aquisições, consigo promover o debate com vistas ao crescimento ibérico, sempre voltado ao interesse empresarial brasileiro.

O que te levou a fazer parte da Junta Diretiva e qual a relevância deste posto?

Cassia Monteiro: O convite partiu da presidência da CCBE e foi motivado pela nossa atuação nos países Ibéricos.

Mais alguém L.O. Baptista Advogados também faz parte da Câmara?

Cassia Monteiro: Sim, o sócio Fabrício Polido está em contato direto com a Câmara, participando de eventos e reuniões. Outros sócios, como Silvia Pachikoski, também já participaram de eventos (online) como palestrante, reforçando nossa atuação multidisciplinar e parceria com a CCBE.

É de conhecimento que a Espanha é um país que investe fortemente no Brasil, mas com a ampliação da sua participação da CCBE, quais podem ser as novas oportunidades e fomento de novos negócios entre os países?

Cassia Monteiro: O movimento é uma oportunidade única, especialmente porque sou a única mulher brasileira a ocupar esta cadeira. A nomeação fortalece os laços com a Câmara e deve criar novas oportunidades para negócios, garantindo um ambiente propício para o desenvolvimento de parcerias estratégicas. Além disso, deve resultar em uma maior visibilidade e interação com empresas dos dois países, aumentando também a nossa participação em diferentes frentes/áreas: tecnologia, energia, entre outras.

Qual a sua "visão Brasil" em relação aos negócios Brasil/ Espanha a curto e a longo prazo?

Cassia Monteiro: As relações comerciais entre o Brasil e a Espanha têm o potencial de evoluir de maneiras significativas a curto e longo prazo, influenciadas por diversos fatores econômicos, políticos e sociais. A longo prazo, espera-se que as empresas busquem diversificar seus investimentos e apostem no ESG, alinhando suas práticas às agendas globais. O desenvolvimento sustentável certamente deve ganhar importância nas relações comerciais bilaterais. Com o avanço da tecnologia, o uso de Inteligência Artificial e outras soluções tende a se intensificar. Nesse cenário, parcerias estratégicas com empresas de tecnologia podem se tornar elementos-chave nas relações de negócios a longo prazo.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

"Vale-peru"? TJ/MT fixa R$ 10 mil de auxílio-alimentação em dezembro

19/12/2024

Bosch é condenada a pagar R$ 1,7 mi por fraude em perícias judiciais

19/12/2024

iFood é multada por designar representante hospitalizado em audiência

19/12/2024

PEC que limita supersalários de servidores é aprovada pelo Congresso

20/12/2024

MP/BA investiga Claudia Leitte por retirar "Iemanjá" de música

19/12/2024

Artigos Mais Lidos

Afinal, quando serão pagos os precatórios Federais em 2025?

19/12/2024

Discriminação nos planos de saúde: A recusa abusiva de adesão de pessoas com TEA

19/12/2024

Planejamento sucessório e holding patrimonial: Cláusulas restritivas societárias

20/12/2024

Decisão importante do TST sobre a responsabilidade de sócios em S.A. de capital fechado

20/12/2024

As perspectivas para o agronegócio brasileiro em 2025

20/12/2024