Em sessão extraordinária realizada em Brasília nesta quarta-feira, 13, os ministros do TCU - Tribunal de Contas da União decidiram pela reeleição do presidente Bruno Dantas para mais um ano à frente da Corte. O ministro Vital do Rêgo também foi reconduzido ao cargo de vice-presidente. O início do novo mandato está marcado para 1º de janeiro de 2024, e a posse dos eleitos ocorreu durante a mesma sessão.
Sob a presidência do decano do TCU, Walton Alencar Rodrigues, a sessão contou com a participação da procuradora-geral do Ministério Público junto ao TCU, Cristina Machado, além dos ministros e ministros-substitutos.
Após a recondução, Bruno Dantas fez uma retrospectiva de seu primeiro ano de mandato, destacando o cumprimento da missão constitucional. Ele ressaltou quatro prioridades para a gestão: estímulo à solução consensual, aumento da transparência, impulso à transformação digital e fortalecimento do controle fiscal.
O presidente do TCU também enfatizou a atuação internacional do tribunal, mencionando compromissos globais, como a presidência da Intosai e do SAI20. Dantas salientou a importância das trocas de experiências internacionais para o aprendizado organizacional e o aumento da credibilidade do TCU.
Vital do Rêgo, vice-presidente reeleito, elogiou o protagonismo do TCU no cenário nacional e internacional, destacando a liderança de Bruno Dantas. Além disso, em carta aberta, o presidente Dantas ressaltou a urgência da transformação digital nos governos e a responsabilidade das instituições de controle nesse processo, considerando-a uma oportunidade para melhorar eficiência e transparência.
A carta mensal do presidente Bruno Dantas aborda temas relevantes, como credibilidade orçamentária, fiscalização das políticas de combate à fome e à pobreza, além do desafio das mudanças climáticas e do aquecimento global.
Com informações do TCU.