Presente durante a 24ª Conferência Nacional da Advocacia, o presidente da AASP, Eduardo Mange, concedeu entrevista à TV Migalhas e deu seu parecer sobre a utilização de inteligência artificial no Judiciário.
Segundo Mange, a AASP busca utilizar os métodos tecnológicos como forma de economizar tempo na advocacia. Já nos tribunais, ele entende como é importante a presença da IA para a triagem de processos.
“No entento, é necessário ter um cuidado redobrado quando se fala no auxilio de decisões, especialmente em juízo de admissibilidade de processos nos tribunais superiores.”
O advogado ainda reitera que a AASP questionou as entidades sobre o uso da ferramenta, e que tais dados devem ser divulgados.
Confira:
Ademais, Eduardo Mange reiterou a importância do evento para o Direito.
“Ainda mais nesses tempos, de processos eletrônicos, os fóruns vazios, a advocacia não se encontra mais.”
Para ele, é papel das entidades da advocacia promover encontros como a Conferência, para que a classe se una novamente.
Assista:
O evento
Belo Horizonte é palco, novamente, após 33 anos, do maior evento jurídico do mundo - a Conferência Nacional da Advocacia Brasileira. Com o tema “Constituição, Democracia e Liberdades”, o evento, que acontece a cada três anos, terá programação variada, composta por 50 painéis e duas conferências magnas, totalizando quase 400 palestrantes nacionais e internacionais.