Migalhas Quentes

Morre Denis Daniel, sócio-fundador de Daniel Advogados

Advogado faleceu ontem aos 89 anos.

22/11/2023

Faleceu ontem, aos 89 anos, Denis Allan Daniel (OAB/RJ 10.824), sócio-fundador de Daniel Advogados. Denis dedicou mais de cinco décadas de sua vida ao escritório e à área da Propriedade Intelectual, construindo uma carreira notável e deixando uma marca significativa no mercado brasileiro e internacional.

Nascido no Estado do Rio de Janeiro, Denis Daniel trilhou seu caminho no Direito, formando-se pela Universidade Federal Fluminense, e sendo admitido na Ordem dos Advogados do Brasil, em 1959. Sua paixão e comprometimento com a profissão não só o destacaram como um líder respeitado na comunidade jurídica, mas também revelaram um ser humano extraordinário.

Denis Allan Daniel, sócio-fundador da Daniel Advogados.(Imagem: Divulgação Daniel Advogados)

Ao longo de sua jornada, Denis participou ativamente de diversas organizações, contribuindo para o Instituto dos Advogados do Brasil (IAB), a International Trademark Association (INTA), a Association Internationale pour la Protection de la Propriété Intellectuelle (AIPPI) e muitas outras. Exerceu um papel fundamental como presidente do Comitê Legal da Câmara Britânica do Rio de Janeiro, por sete anos, sendo homenageado com o título de Conselheiro Honorário da Associação. Sua dedicação ultrapassou fronteiras, refletindo-se em mais de 50 artigos publicados sobre propriedade industrial, transferência de tecnologia e direitos autorais.

O tênis foi uma de suas paixões. Em 1953, quando de sua estada em Londres, Denis escreveu cartas sobre o torneio de Wimbledon que foram publicadas no Jornal dos Esportes, como cobertura do evento. Como agradecimento pelas cartas, o jornal encerrou a cobertura com a seguinte frase: “Despedimo-nos agora de Denis Daniel, tenista e repórter revelação da temporada de tênis deste ano." Uma das facetas de um homem de muitos talentos.

Nos últimos anos, Denis dedicou-se à literatura, presenteando-nos com dois livros notáveis: "Sobrevivendo ao meu pai", em 2013, e "Bidú: Paixão E Determinação", em 2019, uma biografia dedicada à maior cantora lírica brasileira. Mas a paixão pelas letras não o afastou totalmente do nosso escritório. Denis esteve presente na inauguração das instalações no edifício Ventura e outras celebrações, e sempre se mantinha informado sobre os desafios e conquistas da Daniel Advogados. Foi uma verdadeira inspiração para os valores que o escritório sustenta.

Seu legado é marcado pela excelência profissional, ética e dedicação aos clientes. Denis sempre demonstrou o seu profundo amor pela família e um olhar cuidadoso para o próximo.

Denis Daniel era bisavô, avô, pai, escritor, advogado, fundador da Daniel Advogados e tenista dos bons. Que sua memória continue a inspirar gerações.

 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Herdeiros que ocupam imóvel exclusivamente devem pagar aluguel

16/7/2024

Funcionária chamada de “marmita do chefe" por colegas será indenizada

16/7/2024

Pão de forma e bafômetro: quando o café da manhã vira problema jurídico

18/7/2024

Advogado pede dispensa de uso da beca no TJ/BA por mau cheiro

17/7/2024

Juiz autoriza penhora de 30% de salário para quitar dívida com banco

17/7/2024

Artigos Mais Lidos

Você sabe o que significam as estrelas nos vistos dos EUA?

16/7/2024

Advogado, pensando em vender créditos judiciais? Confira essas dicas para fazer da maneira correta!

16/7/2024

Desconsideração de atos ou negócios jurídicos praticados com a finalidade de dissimilar a ocorrência do fato gerador a qualquer tempo, conforme entendimento do CARF

16/7/2024

A lei 14.365 e o papel do sócio gestor nas sociedades de advogados

17/7/2024

Será a reforma tributária simplificadora?

16/7/2024