Migalhas Quentes

Machado Meyer Advogados realiza evento pelos 35 anos da Constituição

Evento “Lobby do Batom: debate sobre esse importante momento político e seus desdobramentos” contou com a presença de algumas das protagonistas do movimento político suprapartidário pelos direitos da mulher no País.

6/10/2023

Em comemoração ao aniversário de 35 anos da Constituição Cidadã, celebrado ontem, no dia 5/10, o Machado Meyer Advogados promoveu em sua unidade de SP o evento “Lobby do Batom: debate sobre esse importante momento político e seus desdobramentos”. Com moderação das sócias Daniella Zagari e Raquel Novais, o encontro contou com a presença de Gabriela Gastal, cineasta, Jacqueline Pitanguy, presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), de 1986 a 1989, socióloga, acadêmica, cofundadora e coordenadora da Cepia, e Anna Rattes, deputada constituinte, advogada e política brasileira.

Evento “Lobby do Batom: debate sobre esse importante momento político e seus desdobramentos”. Com Daniella Zagari, Raquel Novais, Gabriela Gastal, Jacqueline Pitanguy e Anna Rattes.(Imagem: Divulgação Machado Meyer Advogados)

Jaqueline Pitanguy e Anna Rattes foram importantes protagonistas do movimento político suprapartidário pelos direitos da mulher no Brasil, conhecido como o “Lobby do Batom”, retratado no documentário de mesmo nome por Gabriela Gastal,  lançado em 2022 e exibido por ocasião do evento. 

"Esse é um tema sério para nós no Machado Meyer Advogados. No ano passado, o escritório aderiu à agenda 2030 do Pacto Global da ONU com  a meta Equidade É Prioridade. Nesse contexto, não havia forma mais significativa de celebrar os 35 anos da Constituição Cidadã do que trazer esse documentário que vejo como um presente que nos foi dado, ao iluminar esses fatos históricos de tanta relevância", disse Raquel Novais, sócia da área Tributária do escritório, no início do encontro.

Gabriela Gastal contou aos presentes sobre o processo de criar o documentário a respeito do movimento, resgatando esse importante momento histórico do Brasil. Jacqueline Pitanguy falou sobre o papel do  CNDM, da Carta das Mulheres, do movimento feminista no País e sua agenda de transformação desde o seu surgimento, como um movimento de grupos autônomos na década de 70. Anna Rattes compartilhou a experiência de união das 26 constituintes em prol de um objetivo: conferir à mulher o papel de verdadeira cidadã, com equidade de direitos em relação aos homens. Lembrou, com emoção, o momento da constituinte, uma experiência que, segundo ela, foi inusitada e um dos momentos mais importantes que teve a aventura de viver. 

"É tão bom ouvir essas mulheres incríveis nesse documentário. É muito inspirador, uma mensagem otimista. Acho que é algo que estamos precisando muito hoje para seguir em frente", disse Daniella Zagari, sócia da área Tributária e uma das representantes do Comitê de Diversidade do Escritório.

O escritório, por meio do programa Elas Conectam, procura criar instrumentos para o desenvolvimento de suas advogadas e dar oportunidades para a ascensão às posições de decisão e liderança, trazendo maior equidade à proporção entre homens e mulheres. Hoje, elas representam 59% do número total de colaboradores, sendo 40% em cargos na alta liderança.

Além disso, as ações realizadas pelo escritório, como o evento que debateu um momento histórico pelos direitos da mulher, têm o objetivo de reforçar os compromissos externos como o WEPs e o movimento Equidade É Prioridade, atrelados à ONU Mulheres e ao Pacto Global.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Saiba quem foi Eunice Paiva, advogada interpretada por Fernanda Torres

6/1/2025

STF invalida lei que obriga bancos a fazer prova de vida do INSS

5/1/2025

Juíza multa cliente por má-fé que contestou seguro prestamista legítimo

4/1/2025

AGU nomeia 100 aprovados em concurso para advocacia pública Federal

5/1/2025

Empresa indenizará por dispensa abusiva de funcionário depressivo

6/1/2025

Artigos Mais Lidos

A lei 15.040/24 (marco legal dos seguros) e a prescrição

6/1/2025

Afinal, é possível conseguir a aposentadoria por obesidade?

4/1/2025

Concurso público: O problema da prova objetiva e a Justiça como solução

6/1/2025

A inclusão da terceira idade no mercado de trabalho: Uma análise jurídica e social

6/1/2025

Imóvel como garantia: O que muda com a nova regulamentação do CMN?

5/1/2025