Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Dispute Boards: meio de prevenção e resolução de disputas"

O autor analisa a origem do método, convenção de dispute board, procedimento, modalidades de comitê, legislação e jurisprudência brasileira sobre o assunto.

9/10/2023

Intitulado "Dispute Boards: meio de prevenção e resolução de disputas" (Quartier Latin - 252p.), o livro de autoria de Felipe Varela, advogado do escritório Bocater Advogados, expõe, de forma ampla e aprofundada, o instituto dos dispute boards a fim de que o método possa se desenvolver e ser empregado com maior segurança jurídica no Direito brasileiro.

A obra traz conteúdo aprofundado referente ao tema.(Imagem: Arte Migalhas)

Trata-se de método de origem norte-americana, muito utilizado no setor de construção, que ora se junta a outros já existentes no Brasil, como a conciliação, a mediação e a arbitragem, para melhor atender as partes e seus eventuais conflitos contratuais.

O método foi mencionado pela primeira vez na legislação federal brasileira há dois anos, na lei de licitações e contratos administrativos.

Em seu livro, o autor analisa a origem do método, sua evolução, conceito, natureza jurídica, características, comparativo com demais métodos alternativos, convenção de dispute board, procedimento, modalidades de comitê, legislação e jurisprudência brasileira sobre o assunto. Além disso, examina-se diversos aspectos contratuais e procedimentais envolvendo a convenção de dispute boards, de modo a contribuir para que o método seja utilizado independentemente de lei federal brasileira que o regulamente.

O prefácio do livro foi escrito por Arnoldo Wald e a apresentação por Augusto Barros e Fernando Marcondes, dois dos principais especialistas no tema do Brasil.

Sobre o autor:

Felipe Varela Mello é formado em Direito pela PUC-Rio e mestre em Direito Processual pela UERJ. Advogado do escritório Bocater Advogados.

-----

Ganhador:

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Comissão de Segurança do Senado aprova porte de arma para advogados

9/4/2025

Decisões do juiz que usou nome falso podem ser anuladas? Advogado explica

8/4/2025

Juiz homologa fim de união estável em menos de 10 horas

9/4/2025

CNJ aposenta juíza e muda regras sobre prescrição e decadência

9/4/2025

Nova regra que restringe cidadania italiana é ilegal, diz especialista

9/4/2025

Artigos Mais Lidos

Cidadania para ítalo-brasileiros: Quid iuris?

9/4/2025

Alguns apontamentos sobre retificação da matrícula e o georreferenciamento de imóvel rural

10/4/2025

O envelhecimento é um ato solitário

9/4/2025

O papel dos magistrados na dinâmica processual e o indeferimento da desistência do recurso no âmbito do STJ

9/4/2025

Grupo Safras: Quando a recuperação judicial perde o propósito

10/4/2025