O presidente Lula concedeu ao Padre Júlio Lancellotti a Ordem do Mérito do ministério da Justiça e Segurança Pública, no grau de Grã-Cruz. O decreto foi publicado no DOU desta terça-feira, 29.
A medalha foi criada em 2018 para homenagear pessoas que tenham prestado serviços de destaque ao ministério da Justiça e Segurança Pública ou órgãos relacionados.
Padre Júlio Lancellotti se destaca por seu trabalho social e ativismo em São Paulo. Ele é conhecido por seu comprometimento com os direitos humanos, especialmente em relação às pessoas em situação de rua, trabalhadores informais e grupos marginalizados.
Lancellotti também é reconhecido por seu engajamento na defesa dos direitos das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, e por seu posicionamento público sobre temas sociais e políticos.
Leia a íntegra do decreto.
_______
DECRETO DE 28 DE AGOSTO DE 2023
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84,caput, inciso XXI, da Constituição, na qualidade de Grão-Mestre da Ordem do Mérito do Ministério da Justiça e Segurança Pública, resolve:
ADMITIR,
na Ordem do Mérito do Ministério da Justiça e Segurança Pública, no Grau de Grã-Cruz, JÚLIO RENATO LANCELLOTTI, Pedagogo e Presbítero católico brasileiro.
Brasília, 28 de agosto de 2023; 202º da Independência e 135º da República.
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Flávio Dino de Castro e Costa
Presidente da República Federativa do Brasil