Migalhas Quentes

IBRAC discute impactos nos temas ambientais no comércio internacional

Seminário chega à 23ª edição e reúne especialistas do setor, da indústria e do governo, com evento presencial em SP.

23/8/2023

Nesta quinta-feira, dia 24/8, acontece o "23º Seminário de Comércio Internacional", realizado pelo IBRAC (Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional), e que conta com apoio do Demarest Advogados.

Bruno Drago, sócio da área concorrencial do escritório Demarest Advogados e presidente do IBRAC, fará a abertura do evento, que nesta edição tratará sobre temas atuais da área de comércio internacional, com especialistas do setor, da indústria e de órgãos do governo.

O evento conta ainda com a contribuição de Fernando Benjamin Bueno,  sócio da área de Comércio Internacional e Relações Governamentais do Demarest Advogados e membro dos comitês de seleção do Prêmio IBRAC e dos Painéis do Seminário, além de coordenador do Comitê de Comércio Internacional do IBRAC.

Victor Bovarotti Lopes, sócio da área tributária e de comércio exterior do escritório Demarest Advogados, será moderador do painel "O impacto dos temas ambientais no comércio internacional: barreiras às exportações brasileiras e subsídios 'verdes'", que acontece das 9h10 às 10h30.

Participam do painel, Constanza Negri Biasutti, gerente de diplomacia empresarial e competitividade do comércio da CNI; Juliana Vasconcelos, coordenadora de investimentos estrangeiros diretos da APEX BRASIL; Ingo Ploger, vice-presidente da ABAG e Rafael Benke, CEO & fundador da PROACTIVA, além da também moderadora Camila Tomimatsu, advogada do Magalhães e Dias.

O painel "A nova política industrial e negociações sobre compras governamentais: oportunidades e desafios", previsto para acontecer das 10h30h às 12h, terá a participação de Leonardo Lahud, adjunto de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento, do Ministério do Planejamento e Orçamento; da professora Vera Thorstensen, da FGV; de Lucas Spadano, advogado do Madrona Fialho. A mediação será feita pela advogada Vitória Linhares Malucelli, da área de Comércio Internacional e Relações Governamentais do Demarest, ao lado de Ana Vitória Muniz Bokos, da MW Trade.  

Em artigo recente, Fernando Bueno e Vitória Malucelli abordaram o cenário mundial da "corrida" por subsídios verdes, impulsionada pela aprovação do IRA (Inflation Reduction Act) nos EUA, em agosto de 2022, que prevê a concessão de cerca de U$ 370 bilhões em incentivos financeiros para atrair investimentos do setor privado em energia limpa.

 Essa corrida ganha competidores de peso, com a aprovação do Green Deal Industrial Plan, em fevereiro deste ano pela União Europeia, que anunciou uma flexibilização na política de subsídios dentro do bloco, que prevê até 2026 a concessão de incentivos na casa de € 250 bilhões em títulos verdes, permitindo que seus estados membros ofereçam subsídios equivalentes aos propostos por competidores estrangeiro.

 Essas novas regras e seus impactos no comércio internacional devem ser tema do seminário, que do Ibrac que ocorre de forma presencial, no Espaço JK 1.600, em SP. A programação completa e detalhes do evento, acesse aqui.

(Imagem: Divulgação)

 


Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Juiz do TJ/SP usou nome falso por razão pessoal "muito triste", diz advogado

18/4/2025

Desembargador do TJ/AL não conhece HC e mantém prisão do advogado João Neto

19/4/2025

CNJ afasta desembargador por posts pró-Bolsonaro e ligar Lula ao CV

18/4/2025

Cacau Show deve indenizar por ovos de chocolate com larvas vivas

20/4/2025

Livro "Pablo Marçal: a trajetória de um criminoso" pode seguir à venda

18/4/2025

Artigos Mais Lidos

STF, pejotização e o silêncio imposto à Justiça do Trabalho: A quem interessa uma nação de trabalhadores sem direitos?

19/4/2025

STF suspende processos em todo o país sobre licitude de contratos de prestação de serviços: Impactos para as empresas no âmbito trabalhista

18/4/2025

A judicialização sem provocação administrativa: Implicações da pretensão resistida para a advocacia preventiva

18/4/2025

Os impactos da decisão do STF quanto à discussão da pejotização

19/4/2025

Serviços funerários em SP: Por que a concessão foi necessária?

18/4/2025