Ao longo do mês de junho, a OAB/SP se juntou às reflexões, celebrações e debates sobre o contexto da população LGBTQIA+ no Brasil, por meio das ações desenvolvidas pela sua Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero.
Em atividades como palestras sobre os direitos da comunidade e a participação na organização da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, a secional tem como objetivo colaborar com a sociedade civil nas programações que têm o intuito pautar as questões da comunidade.
"Entendemos que o chamado Mês da Diversidade é uma oportunidade de somar à sociedade civil a fim de trazer visibilidade às atividades, e não trabalhar apenas com atividades isoladas. Por isso, a OAB SP procura, principalmente durante o mês de junho, ter uma atuação fundamental no calendário de atividades da sociedade e comunidade”, afirma Heloísa Gama Alves, presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/SP.
Parada do Orgulho LGBT de São Paulo
A Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/SP entende que a Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo é uma importante manifestação pela luta dos direitos humanos da comunidade. A secional esteve ativa participando de atividades relativas ao evento, a fim de marcar sua posição como aliada na luta por mais políticas públicas e ações afirmativas de direitos da população LGBTQIA+, que ainda sofre com preconceito e discriminação.
No dia da Parada, a entidade juntou-se ao grupo Mães pela Diversidade, bem como participou do Espaço Orgulho da Secretaria Estadual da Cultura e Secretaria Estadual da Pessoa com Deficiência. A presidente da secional, Patricia Vanzolini, e a presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero, Heloísa Gama Alves, estiveram representando a Ordem.
Feira Cultural da Diversidade
No dia 8 de junho, no Memorial da América Latina, foi realizada, por meio da Associação da Parada, a Feira Cultural da Diversidade. Na ocasião, a Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/SP participou disponibilizando orientação jurídica sobre como efetuar denúncias de LGBTfobia. A ação contou com a participação de vários integrantes da Comissão, bem como a de presidentes das Comissões de outras subseções do interior do estado.
Encontro Brasileiro de Organizações de Paradas LGBT
Entre os dias 9 e 10 de junho, a Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB SP, representada pela presidente Heloisa Alves, participou do Encontro Brasileiro de Organizações de Paradas LGBT, com o painel "Rede de Proteção às Paradas LGBT". O objetivo foi destacar o papel da OAB SP na realização de eventos como a Parada, e contou também com a participação do Ministério Público de São Paulo, representado pela Promotoria de Direitos Humanos, da Comissão Arns e do Conselho Federal de Psicologia.