Migalhas Quentes

OAB/SP se junta à comunidade LGBTQIA+ para o Mês da Diversidade

Políticas de diversidade e inclusão são um eixo norteador e transversal da entidade, que estão sendo aplicadas em todas as esferas da Ordem.

30/6/2023

Ao longo do mês de junho, a OAB/SP se juntou às reflexões, celebrações e debates sobre o contexto da população LGBTQIA+ no Brasil, por meio das ações desenvolvidas pela sua Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero.

Em atividades como palestras sobre os direitos da comunidade e a participação na organização da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, a secional tem como objetivo colaborar com a sociedade civil nas programações que têm o intuito pautar as questões da comunidade.

 "Entendemos que o chamado Mês da Diversidade é uma oportunidade de somar à sociedade civil a fim de trazer visibilidade às atividades, e não trabalhar apenas com atividades isoladas. Por isso, a OAB SP procura, principalmente durante o mês de junho, ter uma atuação fundamental no calendário de atividades da sociedade e comunidade”, afirma Heloísa Gama Alves, presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/SP.

A Comissão de Diversidade Sexual entende que a Parada do Orgulho LGBT+ é uma importante manifestação pela luta dos direitos humanos (Imagem: Freepik)

Parada do Orgulho LGBT de São Paulo

A Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/SP entende que a Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo é uma importante manifestação pela luta dos direitos humanos da comunidade. A secional esteve ativa participando de atividades relativas ao evento, a fim de marcar sua posição como aliada na luta por mais políticas públicas e ações afirmativas de direitos da população LGBTQIA+, que ainda sofre com preconceito e discriminação.

No dia da Parada, a entidade juntou-se ao grupo Mães pela Diversidade, bem como participou do Espaço Orgulho da Secretaria Estadual da Cultura e Secretaria Estadual da Pessoa com Deficiência. A presidente da secional, Patricia Vanzolini, e a presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero, Heloísa Gama Alves, estiveram representando a Ordem.

Feira Cultural da Diversidade

No dia 8 de junho, no Memorial da América Latina, foi realizada, por meio da Associação da Parada, a Feira Cultural da Diversidade. Na ocasião, a Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/SP participou disponibilizando orientação jurídica sobre como efetuar denúncias de LGBTfobia. A ação contou com a participação de vários integrantes da Comissão, bem como a de presidentes das Comissões de outras subseções do interior do estado.

Encontro Brasileiro de Organizações de Paradas LGBT

Entre os dias 9 e 10 de junho, a Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB SP, representada pela presidente Heloisa Alves, participou do Encontro Brasileiro de Organizações de Paradas LGBT, com o painel "Rede de Proteção às Paradas LGBT". O objetivo foi destacar o papel da OAB SP na realização de eventos como a Parada, e contou também com a participação do Ministério Público de São Paulo, representado pela Promotoria de Direitos Humanos, da Comissão Arns e do Conselho Federal de Psicologia.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Grupo de apoio à causa LGBTQI+ processa Flamengo por homofobia

15/2/2023
Migalhas de Peso

Os direitos LGBTQIA+: as necessidades da comunidade frente à Constituição

21/6/2022
Migalhas de Peso

Entre liberdade de expressão e homofobia: existem limites!

18/11/2021

Notícias Mais Lidas

Sancionada lei que altera Código Civil e padroniza atualização monetária e juros

1/7/2024

Após avaliar esforço do advogado, TJ/GO fixa honorários de R$ 50 mil em causa milionária

2/7/2024

Magistrado que negou prioridade a gestante já foi censurado pelo CNJ

1/7/2024

Advogado explica nova lei que padroniza índice de juros e correção

1/7/2024

Estudante de medicina que desviou R$ 927 mil de formatura é condenada

2/7/2024

Artigos Mais Lidos

Imposto sobre ITBI e transferência patrimonial para holdings

1/7/2024

TDAH pode se aposentar pelo INSS?

30/6/2024

Condomínios e porte de drogas para uso pessoal: O que muda com a mais recente decisão do STF

2/7/2024

Porte de drogas para consumo pessoal e o STF. Um problema antigo e com solução antiga

1/7/2024

Holding familiar: Desafios jurídicos e propostas de soluções

1/7/2024