Durante o "XI Fórum Jurídico de Lisboa", André Mendonça, ministro do STF, falou a respeito do processo para fazer parte da Suprema Corte.
“Toda pessoa indicada ao Supremo passa por vários crivos. Um que é fundamental é o crivo de confiança de um presidente da República na indicação de um determinado nome. Essa confiança envolve questões jurídicas, envolve questões de história, conhecimento daquela pessoa e um conhecimento no bom sentido.”
Para André, o mais novo ministro do STF, Cristiano Zanin, foi merecidamente aprovado pelo Senado.
“O que posso dizer sobre o ministro Zanin é que foi uma indicação legítima, dentro dos parâmetros da Constituição. Uma pessoa com reputação ilibada e com notável saber jurídico. E que, merecidamente, sob minha análise, teve aprovação do Senado Federal que faz essa checagem dos requisitos constitucionais.”
Veja a entrevista:
O evento
O XI Fórum Jurídico de Lisboa ocorre nos dias 26, 27 e 28 de junho, sob o mote principal "governança e constitucionalismo digital". O evento é organizado pelo IDP - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, pelo ICJP - Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e pelo CIAPJ/FGV - Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário da FGV Conhecimento.