Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Sustentabilidade em Organizações de Saúde – Um Estudo de Caso"

O livro oferece diretrizes atuais e inovadoras focadas na implantação da estratégia ESG, com base em padrões globais capazes de ampliar a eficiência e a competitividade das organizações e dos sistemas de Saúde.

26/6/2023

A obra "Sustentabilidade em Organizações de Saúde – Um Estudo de Caso" (Reino Editorial - 119pg.), de autoria de Alexandre Hashimoto, é baseada no estudo de caso do Hospital Municipal de Cubatão, em SP, a implantar um departamento de Sustentabilidade Corporativa. 

A obra aponta os caminhos para a gestão estratégica de ESG em organizações do setor.(Imagem: Divulgação)

Dividido em três temas principais – Desenvolvimento Econômico, Gestão Ambiental e Responsabilidade Social –, o livro aborda de maneira detalhada o caminho feito para a implantação do projeto, os resultados propostos, além de uma diversidade de ações e programas que foram desenvolvidos para o alcance dos objetivos estipulados. A obra ainda oferece diretrizes atuais e inovadoras focadas na implantação da estratégia ESG (em inglês Environmental, Social and Governance), com base em padrões globais capazes de ampliar a eficiência e a competitividade das organizações e dos sistemas de Saúde.

A área de Sustentabilidade deve existir como um setor independente e possuir responsabilidades e objetivos como qualquer outro departamento na empresa, tendo um orçamento atribuído, metas a cumprir e, principalmente, ser gerenciada por um profissional com dedicação integral e de reconhecida competência, seja este formado na própria instituição ou oriundo do mercado. (Gestão em Sustentabilidade nas organizações, p. 110)

Conceitos como eficiência operacional, consumo consciente e protagonismo social devem ser plenamente aplicados à realidade da Saúde nacional, mostrando que Sustentabilidade não é sobre “estar na moda”, mas sim uma questão de sobrevivência, das empresas e do próprio planeta. Para Alexandre, embora o negacionismo ainda seja presente na sociedade, ano após ano, os noticiários com as catástrofes climáticas nos mostram a realidade nua e crua.

“A sustentabilidade é parte fundamental da Saúde 4.0 e, infelizmente, no Brasil essa realidade ainda é muito distante, entre discurso e prática por parte dos serviços de Saúde, tanto por falta de interesse como pelo desconhecimento técnico e principalmente do potencial de retorno do ESG nos negócios”, explica Alexandre, ao lembrar que os gargalos da Saúde no país se intensificam cada vez que uma instituição ou unidade deixa de operar.

Sobre o autor:

Alexandre Hashimoto é Bacharel em Administração de Empresas (UNAERP); Especialista em Gestão e Negócios (Business Institute International), com extensão em Intraempreendedorismo e Governança Corporativa (Babson College–EUA); Doutor em Sustentabilidade e Empreendedorismo (University Martin Lutero-EUA). Atua como consultor, palestrante e treinador em temas como Sustentabilidade, Planejamento e Gestão para a Saúde e outros segmentos. É mentor de startups e lideranças sociais e professor em pós-graduações.

-----

Ganhador:

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

TJ/MG revoga liminar e veta transfusão em paciente testemunha de Jeová

15/7/2024

Herdeiros que ocupam imóvel exclusivamente devem pagar aluguel

16/7/2024

OAB/SP divulga nova tabela de honorários com 45 novas atividades

15/7/2024

TJ/BA anula sentença após juiz dizer que "lugar de demônio é na cadeia"

15/7/2024

Litigância predatória: Juiz extingue ação por captação ilícita de clientes

15/7/2024

Artigos Mais Lidos

Inteligência artificial e Processo Penal

15/7/2024

Partilha de imóvel financiado no divórcio

15/7/2024

Advogado, pensando em vender créditos judiciais? Confira essas dicas para fazer da maneira correta!

16/7/2024

Você sabe o que significam as estrelas nos vistos dos EUA?

16/7/2024

O setor de serviços na reforma tributária

15/7/2024