A obra "Constitucionalismo Feminista: a proteção jurisdicional dos direitos das mulheres - volume 3" (Tirant Brasil - 260pg.), coordenada por Melina Girardi Fachin (Fachin Advogados Associados), Estefânia Maria de Queiroz Barboza e Christine Oliveira Peter da Silva, reúne mais de vinte autoras falando sobre os julgados em proteção aos direitos das mulheres.
De acordo com a advogada Melina Fachin, o material é voltado para o público jurídico. "A obra é pensada para as mulheres que pensam, produzem e aplicam o Direito".
"[...] Esse livro que se apresenta ao leitor é uma oportunidade de pensar com as autoras (e autor) sobre a urgência do constitucionalismo feminista nas agendas de ensino e pesquisa em direito constitucional e nas ações com a sociedade. A experiência brasileira - e, também, alhures - de declínio democrático nos últimos seis anos tem no constitucionalismo feminista um dos principais movimentos de resistência. Como diz Djamila Ribeiro, (m)inha luta diária é para ser reconhecida como sujeito, impor minha existência numa sociedade que insiste em negá-la." Vera Karam de Chueiri
Sobre as coordenadoras:
Melina Girardi Fachin é advogada no Fachin Advogados Associados e professora adjunta dos cursos de graduação e pós graduação da UFPR.
Estefânia Maria de Queiroz Barboza é professora Doutoranda no Mestrado e Doutorado da UNINTER.
Christine Oliveira Peter da Silva é doutora e mestre em Direito, Estado e Constituição pela UnB.
-----
Ganhadora:
- Bárbara Nátali Barbosa dos Santos, de SP.