Virada Cultural
Tribunal de Justiça participa de evento promovido pela Prefeitura
O TJ/SP participará no próximo domingo, 6/5, da "Virada Cultural" promovida pela Secretaria da Cultura da Prefeitura de São Paulo. Ao visitar o Palácio da Justiça na Praça da Sé, o visitante poderá percorrer o Salão dos Passos Perdidos, o plenário do Tribunal do Júri e a exposição permanente do museu do TJ/SP.
A construção teve contratempos que a retardou, como as revoluções de 1924, 1930 e o Movimento Constitucionalista de 1932 que refletiram na economia estatal. Ocorreu também a morte de Ramos de Azevedo, em 1928.
O Salão dos Passos Perdidos, saguão de entrada do palácio, teve como finalidade originária acolher o público que ali esperava os julgamentos. Atualmente é palco para diversos eventos públicos como solenidades e exposições.
Ele leva para outras salas do prédio, cartórios, salas de audiência, elevadores, escadarias centrais, escadarias laterais e no fundo, ao Museu e o plenário do Júri.
O plenário do Júri fica próximo da entrada do portal. O salão mede 21 por 11 metros. Suas paredes são revestidas com lambris de madeira de lei, entalhada pelos artistas do Liceu de Artes e Ofícios onde Ramos de Azevedo lecionou.
Nas exposições permanentes do Museu o visitante poderá ver objetos e documentos que retratam a instalação e evolução do Judiciário paulista, da Revolução Constitucionalista de 1932.
Poderão ser vistos também processos do acervo como o do "Crime da mala" e "Chico Picadinho" e presenciar um "duelo poético", apresentado pelos artistas Laudecir Silva e Sueli Finoto.
O endereço do Palácio é Praça da Sé, S/N. Ficará aberto ao público no período das 10 às 16 horas.
_____________________