Migalhas Quentes

Fabio Petrucci: tributação e economia digital são temas do futuro

O professor da Universidade de Sapienza (Roma/IT) teceu relevantes considerações acerca do tema.

2/5/2023

O professor Fabio Petrucci, da Universidade de Sapienza (Roma/IT), explicou, hoje, 2/5, durante o evento “Tributação e Economia Digital” em Roma que tributação e economia digital são temas do futuro.

Ele afirma que a economia está mudando profundamente em razão do surgimento e da atuação de novas entidades, como Facebook e Amazon. Elas constituem um “mundo diverso” do já existente e, por isso, a normatização de suas relações é necessária, até para evitar riscos democráticos. 

Ainda, aponta que o evento promovido pela Universidade de Sapienza e pela Escola Superior de Advocacia Nacional da OAB (ESA Nacional) se insere em um contexto maior, já que há 20 anos a Universidade promove um estudo comparativo entre Itália e Brasil.

Segundo o professor, o assunto do momento é o da tributação da economia digital, mas a ideia do evento é confrontar os ordenamentos dos dois países que são muito unidos e parecidos.  

O evento

A Universidade Sapienza de Roma, em parceria com a Escola Superior de Advocacia Nacional da OAB (ESA Nacional) realiza, de 2 a 5 de maio, o curso de alta formação "Tributação e Economia Digital", em Roma, na Itália. A programação conta com temas como legalidade tributária, novas tecnologias, desafios da economia digital, coisa julgada em matéria tributária, criptomoedas, NFTs, e muito mais.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Evento que acontece na Itália discute Tributação e Economia Digital

2/5/2023
Migalhas Quentes

Reforma tributária: Head do MercadoLivre aborda impactos no digital

26/4/2023
Migalhas de Peso

Influenciadores digitais e as implicações tributárias sobre a publicidade na internet

8/6/2022

Notícias Mais Lidas

Juiz condena Azul por má-fé: "quem subscreveu, parece que não leu" 

24/4/2025

TJ/PR rejeita recurso feito por IA que inventou 43 jurisprudências

25/4/2025

Collor é preso após decisão de Moraes e deve cumprir pena no DF

25/4/2025

SBT deve pagar vencedora de concurso que ficou só com o "cheque gigante"

24/4/2025

"Mórbida patologia": Gilmar critica aplicação da LIA por membros do MP

24/4/2025

Artigos Mais Lidos

Atualização da NR-1: O que é preciso saber?

24/4/2025

Reforma tributária: Impactos nas holdings e no direito societário

24/4/2025

A exclusão do IRPJ e da CSLL da base do PIS e da Cofins: Expectativa de afetação de nova tese tributária no rito de recursos repetitivos

24/4/2025

A exclusão da responsabilidade das instituições bancárias em decorrência da culpa exclusiva do consumidor ou fato de terceiro

24/4/2025

"Pejotização" liberada? Entenda o que está em jogo para o trabalhador brasileiro

24/4/2025