Migalhas Quentes

Marcus Vinícius Furtado Coêlho lança obra em homenagem a Rui Barbosa

Trabalhos jurídicos do ilustre causídico são analisados e comentados pelo ex-bâtonnier da advocacia, levando ao leitor o contexto social e político da época. Lançamento será em 1º de março.

23/2/2023

Em 1º de março de 2023, completam-se cem anos do falecimento do grande e inestimável Rui Barbosa. Neste dia, será lançada a obra Ruy Barbosa – O advogado da Federação e da República, de autoria do ex-bâtonnier da advocacia, Marcus Vinicius Furtado Coêlho. 

Editado por Migalhas, o livro homenageia o jurista e traz uma análise de trabalhos jurídicos do ilustre causídico, como peças, teses de defesa, pareceres e discursos, acerca dos quais são tecidos comentários que levam ao leitor o contexto social e político da época.

Marcus Vinicius Furtado Coêlho lança obra em 1º de março, em homenagem a Rui Barbosa. (Imagem: Divulgação)

"Esta obra pretende ser uma homenagem a esse admirável jurista que marcou a história do país e cujas lições reverberam ainda hoje nas cátedras das faculdades de Direito, nos fóruns e na teoria constitucional como um todo."

Rui tem vasta publicação. Além de notável advogado, foi jurista, deputado, senador, ministro, candidato à presidência da República em duas ocasiões, diplomata, tradutor e jornalista. Para Marcus Vinicius, há uma linha mestra, um elo que une os mais diversos trabalhos do advogado: o seu papel durante a instauração da República como catalisador e propagador do novo regime constitucional instaurado.

Além da valiosa análise das obras, o livro traz, logo na abertura, uma curiosidade: Rui ou Ruy? Para ter a resposta, será preciso compulsá-la.

"Ruy ou Rui, o advogado, primeiro da federação e, por ela, o construtor dos alicerces jurídicos da República brasileira, é o personagem central deste livro que, ao homenageá-lo, traz loas indispensáveis à democracia, ao estado de direito e à independência entre os Poderes da República."

Lançamento

A próxima quarta-feira, 1º de março, será marcada por uma série de homenagens que serão prestadas a este vulto da história brasileira.

Às 10h será realizada no Senado Federal uma sessão solene em homenagem ao antigo senador, patrono daquela Casa parlamentar. 

Às 19h, também em Brasília, Migalhas realiza um coquetel de lançamento de três livros que registram, de modo imorredouro, os 100 anos sem Rui.

Além do livro de Marcus Vinicius, serão lançados o volume I das Migalhas de Rui Barbosa, com apresentação do presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, e volume II, inédito, cujo prefácio é assinado pelo presidente do Congresso e do Senado Federal, Rodrigo Pacheco. Estas duas obras reúnem centenas de aforismos do grande brasileiro, colhidos em seus incontáveis trabalhos. O jornalista e advogado Miguel Matos, editor do site Migalhas, foi o responsável pela seleção das frases e organização do trabalho.

Migalhas de Rui Barbosa, volumes I e II, serão lançados no dia 1º de março de 2023, data que marca o centenário de morte do jurista.(Imagem: Divulgação)
Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Migalhas lança livros no centenário de morte de Rui Barbosa

22/2/2023
Migalhas Quentes

Sessão solene do Senado lembra centenário de Rui Barbosa

21/2/2023
Migalhas Quentes

“Oração aos Moços”, de Rui Barbosa, completa 100 anos

29/3/2021

Notícias Mais Lidas

Cliente e advogada são mortos a tiros no interior de São Paulo

31/10/2024

STF julgará reajuste automático do piso da educação por portaria do MEC

31/10/2024

Veículo em nome de terceiro pode ser penhorado se posse é do executado

31/10/2024

Juíza revoga medida protetiva após prints provarem versão do acusado

31/10/2024

Câmara rejeita taxar grandes fortunas; regra de impostos vai ao Senado

30/10/2024

Artigos Mais Lidos

A nova correção dos precatórios: Um retrocesso para os credores

30/10/2024

O STF em debate - O amigo do rei

31/10/2024

Planejamento sucessório: TJ/SP afirma a legalidade de escritura pública de pacto antenupcial que prevê a renúncia recíproca ao direito sucessório em concorrência com descendentes

1/11/2024

O uso do WhatsApp como ferramenta de comunicação profissional: Aspectos práticos e jurídicos

31/10/2024

O argumento da hipersuficiência para admitir a pejotização

1/11/2024