Com o objetivo de promover e mobilizar o Brasil para ser mais solidário e generoso, no próximo dia 29 de novembro, acontece a edição 2022 do Dia de Doar. Neste ano, o Luchesi Advogados abraça a ação em prol do Instituto Cultural Grão de Areia (GDA), que promove a inclusão sociocultural de crianças e adolescentes por meio da música.
O Instituto, fundado e idealizado pelo advogado Celso Umberto Luchesi em 2011, foi reconhecido recentemente como Instituição Cultural pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Em mais de uma década, o projeto já atendeu mais de 800 crianças da rede pública de ensino com Oficinas de Violão, Guitarra, Piano, Coral, entre outras. O objetivo do Grão é proporcionar aos jovens, atividades culturais gratuitamente, valorizando os direitos da criança e por meio da música realizar a inclusão social.
"O Luchesi Advogados apoia e incentiva todas as atividades do GDA desde o início e para nós é motivo de orgulho caminhar lado a lado desse lugar que transforma a vida de muitas crianças e adolescentes", destaca a atual presidente do Instituto, Ellen Carolina da Silva.
O Dia de Doar visa estimular a doação por pessoas físicas, empresas e organizações e tem um papel fundamental ao mostrar que todos podem participar, fortalecendo o hábito de doar como parte do cotidiano das pessoas. Assim, as organizações sem fins lucrativos podem realizar ações para receber doações, virtuais ou presenciais. Na edição de 2021, ano que também ficou marcado pela pandemia de Covid-19, o Dia de Doar movimentou mais de R$ 2,3 milhões em doações online.
Para doar e fortalecer o projeto de inclusão do Instituto Grão de Areia basta doar através do Pix 14.230.047/0001-56.
Como surgiu o Dia de Doar
O Dia de Doar faz parte de um movimento mundial chamado #GivingTuesday (terça-feira de doação) e iniciou nos Estados Unidos em 2012. É realizada sempre na terça-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), uma resposta solidária à Black Friday e à Cyber Monday.
No Brasil, a primeira edição foi em 2013 e no ano seguinte o país entrou oficialmente no movimento global. Liderado pela ABCR, o Dia de Doar faz parte da rede do Movimento por uma Cultura de Doação. Neste ano, conta com a parceria do Instituto Mol e hoje conta com 85 países participando oficialmente.