Migalhas Quentes

PG Advogados reflete mercado de consumo das crianças em Podcast

Episódio inédito reflete a importância da educação para o consumo como instrumento para a construção de uma sociedade mais consciente e sustentável.

8/11/2022

Intitulado "Consumo Infantil - as crianças e sua importância para uma sociedade mais consciente", o episódio inédito do podcast produzido pelo PG Advogados trata do mercado de consumo dirigido a elas e reflete sobre a cultura do consumismo estimulada já na infância.

Participaram do programa a sócia-fundadora do PG, Ellen Gonçalves, a gerente jurídica da Ri Happy, Bruna Dantas, e a gerente jurídica da RaiaDrogasil, Tatiana Penha, que destacaram a importância da educação para consumo como instrumento para a construção de uma sociedade mais consciente e sustentável. Ambas as empresas têm iniciativas de combate ao consumismo infantil e à pirataria (prática que inclui produtos infantis) e promoção da saúde mental dos pequenos.

"As crianças inevitavelmente têm acesso a aparelhos eletrônicos conectados à internet que permitem um mundo de possibilidades, inclusive conteúdos de publicidade e até indevidos para a faixa etária. Os desenhos são muito assistidos via plataformas streamming e canais como o YouTube que, em um vídeo de cinco minutos, por exemplo, submete as crianças a comerciais de diversos produtos, serviços e alimentos e os responsáveis muitas vezes nem percebem", explicou Ellen Gonçalves, que também é especialista em Direito do Consumidor.

O alerta principal neste contexto, ainda de acordo com Ellen, é o estímulo ao consumismo. "É nesta fase que as pessoas adquirem hábitos e valores que podem levar para a vida adulta e, ao serem expostas a propagandas, as crianças podem ser incitadas pelo desejo de consumir coisas sem a necessidade real de tê-las, e é aqui que deve entrar a educação para o consumo", destacou.

O PG Advogados está estruturando iniciativa inédita de educação para o consumo, cujo intuito é disseminar conteúdos acerca do tema por meio de ações estratégicas que envolvem sócios e parceiros do escritório, além de escolas públicas e privadas, para ressignificar as relações de consumo e contribuir para que cada vez mais pessoas assumam postura cidadã e autônoma em sua jornada de compra. "Nosso objetivo é levantar discussões sobre a diferença de consumo e consumismo, sustentabilidade,  autonomia e poder de compra, além de educação financeira e consciência sobre os direitos do consumidor", revelou Ellen Gonçalves.

Para ouvir ao episódio completo do podcast "Conectando Mentes Curiosas", clique aqui.

(Imagem: Divulgação)


Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

TJ/MG revoga liminar e veta transfusão em paciente testemunha de Jeová

15/7/2024

OAB/SP divulga nova tabela de honorários com 45 novas atividades

15/7/2024

Herdeiros que ocupam imóvel exclusivamente devem pagar aluguel

16/7/2024

TJ/BA anula sentença após juiz dizer que "lugar de demônio é na cadeia"

15/7/2024

Litigância predatória: Juiz extingue ação por captação ilícita de clientes

15/7/2024

Artigos Mais Lidos

Inteligência artificial e Processo Penal

15/7/2024

Partilha de imóvel financiado no divórcio

15/7/2024

Advogado, pensando em vender créditos judiciais? Confira essas dicas para fazer da maneira correta!

16/7/2024

O setor de serviços na reforma tributária

15/7/2024

Você sabe o que significam as estrelas nos vistos dos EUA?

16/7/2024