Migalhas Quentes

Débito de empresa exigível há 60 dias será inserido em Dívida Ativa

Magistrada considerou que "afronta o princípio da razoabilidade impor ao impetrante que aguarde o fim do prazo de 90 dias previsto na portaria PGFN 6.155/21".

6/11/2022

A juíza de Direito Milenna Marjorie Fonseca da Cunha, da 5ª vara Federal de Guarulhos/SP, determinou a inscrição de uma empresa em dívida ativa da União por débito exigível em prazo inferior ao estipulado pela portaria PGFN 6.155/21. Segundo a magistrada, a espera pelo transcurso integral do prazo para que seja efetivada a inscrição em dívida ativa implicará em prejuízos relevantes para a empresa.

A empresa alega que acumulou débitos refrentes à contribuições previdenciárias, razão pela qual aderiu ao parcelamento simplificado de débitos. Contudo, ela deixou de pagar as referidas as prestações, motivo pelo qual solicitou a inscrição na Dívida Ativa da União, para possibilidade de sua inclusão em programa fornecido aos devedores. 

A magistrada pontuou que portaria estabelece que “os créditos definitivamente constituídos em favor da União deverão ser encaminhados pelos órgãos públicos responsáveis à PGFN dentro de 90 dias da data em que se tornarem exigíveis, para fins de controle de legalidade e inscrição em Dívida Ativa da União”. No caso, não houve o transcurso do referido prazo, uma vez que os débitos estão em aberto há mais de 60 dias.

Contudo, a juíza verificou que a espera pelo transcurso integral do prazo estipulado em lei implicará em prejuízos relevantes para a empresa.

“Diante das peculiaridades da situação concreta, afronta o princípio da razoabilidade impor ao impetrante que aguarde o fim do prazo de 90 dias previsto na portaria PGFN 6.155/21 para ter seus débitos encaminhados para inscrição em dívida ativa, justificando-se, assim, o afastamento da regra a fim de evitar impactos relevantes que a sua estrita observância poderia acarretar.”

Nesse sentido, em caráter liminar, a juíza determinou o encaminhamento dos débitos para inscrição da dívida ativa no prazo de 48 horas.

Juiz determinou a inscrição de uma empresa em Dívida Ativa por débito exigível em prazo inferior ao estipulado em lei.(Imagem: Freepik)

O escritório Correa, Porto | Sociedade de Advogados atua na causa.

Leia a decisão.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Dívida ativa: Empresas conseguem parcelamento do Simples Nacional

26/4/2022
Migalhas Quentes

Empresa terá débitos inscritos em Dívida Ativa para fins de transação

17/9/2021

Notícias Mais Lidas

PEC que limita supersalários de servidores é aprovada pelo Congresso

20/12/2024

Carro com ministro do TST e família cai de ponte e capota em Goiás

22/12/2024

TRF-1: Técnico previdenciário pode ter OAB se impedido contra Fazenda

20/12/2024

Gilmar Mendes reconhece competência do STF para julgar Eduardo Cunha

20/12/2024

STJ anula Júri por falta de quesito obrigatório sem registro em ata

22/12/2024

Artigos Mais Lidos

Decisão importante do TST sobre a responsabilidade de sócios em S.A. de capital fechado

20/12/2024

Planejamento sucessório e holding patrimonial: Cláusulas restritivas societárias

20/12/2024

As perspectivas para o agronegócio brasileiro em 2025

20/12/2024

A sua empresa monitora todos os gatilhos e lança as informações dos processos trabalhistas no eSocial?

20/12/2024

O futuro dos contratos: A tecnologia blockchain e o potencial dos smart contracts no Brasil

20/12/2024