Migalhas Quentes

IAB elogia 1º turno e reafirma que não admitirá rupturas à democracia

A nota foi divulgada nesta segunda-feira, 3.

3/10/2022

IAB divulgou nesta segunda-feira, 3, nota sobre o resultado do primeiro turno das eleições 2022, ressaltando que “mais uma vez, a democracia brasileira sai fortalecida e a Justiça Eleitoral confirma sua autoridade na legítima e autônoma condução do processo eleitoral”. Com relação aos próximos dias até o segundo turno, o Instituto afirma que “não admitirá tentativas de rupturas à democracia brasileira”.

(Imagem: IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros)

Segundo a nota, “o IAB irá manter sua vigilância e ficará atento à defesa das Instituições nacionais, esperando que essa fase eleitoral se dê com plena legitimidade democrática e honestidade eleitoral, como também roga aos concorrentes que travem suas disputas eleitorais em respeito ao eleitorado, dentro das regras democráticas, com debates programáticos para o País e em respeito aos princípios constitucionais”.

Confira a nota na íntegra:

 

Nota sobre o resultado das eleições

 

As eleições gerais ocorridas neste dia 2 de outubro transcorreram com a seriedade esperada pela sociedade brasileira e dentro do almejado espírito pacífico. O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) parabeniza os governadores(as), senadores(as) e deputados(as) eleitos(as). Como ressaltado durante todo o ano pelo IAB, as urnas eletrônicas comprovaram sua eficiência e segurança, oferecendo amplo acesso ao voto e a transparência necessária ao processo eleitoral. Encerrado o horário de votações, os resultados foram prontamente divulgados e reafirmaram a eficiência na divulgação dos candidatos eleitos e aqueles que foram conduzidos à disputa do segundo turno das eleições.

Mais uma vez, a democracia brasileira sai fortalecida e a Justiça Eleitoral confirma sua autoridade na legítima e autônoma condução do processo eleitoral. O processo eleitoral ainda enfrentará o escrutínio do seu segundo turno em vários estados e no âmbito nacional. O IAB irá manter sua vigilância e ficará atento à defesa das Instituições nacionais, esperando que essa fase eleitoral se dê com plena legitimidade democrática e honestidade eleitoral, como também roga aos concorrentes que travem suas disputas eleitorais em respeito ao eleitorado, dentro das regras democráticas, com debates programáticos para o País e em respeito aos princípios constitucionais.

Para que essa etapa ocorra com plenitude, será fundamental o livre funcionamento da imprensa e o combate às notícias fraudulentas, a fim de se evitarem a propagação da desinformação e a contaminação dos resultados das urnas. O IAB reitera que não admitirá tentativas de rupturas à democracia brasileira. Estas eleições continuam sendo estratégicas para o futuro do País e um primado para a preservação do Estado Democrático de Direito.

Rio de Janeiro, 2 de outubro de 2022.

 

INSTITUTO DOS ADVOGADOS BRASILEIROS

Sydney Sanches

Presidente

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Sancionada lei que altera Código Civil e padroniza atualização monetária e juros

1/7/2024

Após avaliar esforço do advogado, TJ/GO fixa honorários de R$ 50 mil em causa milionária

2/7/2024

Magistrado que negou prioridade a gestante já foi censurado pelo CNJ

1/7/2024

Estudante de medicina que desviou R$ 927 mil de formatura é condenada

2/7/2024

Advogado explica nova lei que padroniza índice de juros e correção

1/7/2024

Artigos Mais Lidos

Imposto sobre ITBI e transferência patrimonial para holdings

1/7/2024

Condomínios e porte de drogas para uso pessoal: O que muda com a mais recente decisão do STF

2/7/2024

Porte de drogas para consumo pessoal e o STF. Um problema antigo e com solução antiga

1/7/2024

E, no final, a Selic venceu: Alteração no CC passa a dispor sobre atualização monetária e juros

3/7/2024

Holding familiar: Desafios jurídicos e propostas de soluções

1/7/2024