Migalhas Quentes

Lula diz que MP montou quadrilha contra ele: “26 denúncias mentirosas”

Nesta semana, Migalhas falou com juristas, que esclareceram qual a situação jurídica de Lula perante a Justiça: inocente.

30/9/2022

No debate entre presidenciáveis que se iniciou na noite desta quinta-feira, 29, o candidato Lula afirmou que foi montada uma quadrilha no Ministério Público contra ele durante a Lava jato.

Depois de ser acusado de corrupção pelo padre Kelman, o ex-presidente afirmou que “o padre está desinformado, ou só lê o que quer”.

Lula disse que foi vítima de 26 denúncias mentirosas, “de uma pessoa que depois foi ser ministra do atual governo”.

"Eu tive uma quadrilha montada no MP, que nós conseguimos provar a culpabilidade deles. Fui absolvido em 26 processos dentro do Brasil, fui absolvido pela Suprema Corte e fui absolvido em dois processos da ONU. E na quarta-feira, fui absolvido outra vez pelo ministro Gilmar, sobre um farsante da secretaria da Receita que foi no Instituto Lula.”

Presunção de inocência

Lula falava da decisão do ministro Gilmar Mendes que, na última quarta-feira, suspendeu uma ação fiscal contra Lula que teria sido baseada em provas ilícitas.

Na decisão, de fato, Gilmar Mendes reafirmou a inocência de Lula.

"É de conhecimento de qualquer estudante do terceiro semestre do curso de Direito: ante a ausência de sentença condenatória penal qualquer cidadão conserva, sim, o estado de inocência."

Debate: Lula diz que sofreu 26 denúncias mentirosas na Lava Jato.(Imagem: Reprodução)

Lula é inocente?

Nesta semana, Migalhas procurou juristas a fim de esclarecer o “status jurídico” do candidato Lula.

Entre os entrevistados estão o jurista Lenio Streck, o criminalista Alberto Toron e o presidente do IAB, Sydney Sanches. A opinião de todos foi unânime: para a Justiça, Lula é inocente.

Não há condenações contra o ex-presidente. Os processos a que respondeu foram arquivados, seja por prescrição, ou por falta de justa causa.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Eleições 2022: Confira como foi o último debate dos presidenciáveis

29/9/2022
Migalhas Quentes

INOCENTE, é o que afirmam juristas sobre Lula

28/9/2022
Migalhas Quentes

Gilmar reafirma inocência de Lula e suspende ação com prova ilícita

28/9/2022

Notícias Mais Lidas

Juiz, autor de ação, participa de audiência jogando golfe; veja vídeo

30/3/2025

Daniel Alves é absolvido pela Justiça da Espanha em caso de estupro

28/3/2025

Justiça isenta seguradoras em furto de carro fora do local de pernoite

28/3/2025

Mulher é indiciada por golpes fingindo ser juíza amiga de Lula

28/3/2025

Moraes concede prisão domiciliar a mulher que pichou estátua no 8/1

28/3/2025

Artigos Mais Lidos

A impossibilidade da incidência da CPSS sobre os juros de mora em precatórios e RPVs

28/3/2025

Inteligência artificial. IAgora?

28/3/2025

Impedimento e suspeição no STF: A controvérsia sobre a relatoria de Alexandre de Moraes no caso dos ataques de 8 de Janeiro

28/3/2025

Carta aberta sobre a importância da recomendação 144/CNJ, de agosto de 2023. Linguagem simples no serviço público

28/3/2025

A inteligência artificial na advocacia

28/3/2025