O PDT apresentou ao TSE impugnação ao registro de candidatura do presidente Bolsonaro e de seu vice, Walter Braga Netto. O pedido, protocolado nesta sexta-feira, 19, alega que os políticos praticaram abuso de poder político e fizeram uso indevido dos meios de comunicação na reunião com embaixadores estrangeiros.
A ação de investigação eleitoral questiona as falas do chefe do executivo na reunião com embaixadores de países estrangeiros, em 18/7/22. Segundo a legenda, na ocasião, Bolsonaro ofendeu a integridade do processo eleitoral, o TSE e seus ministros.
O texto narrou que, no evento, por diversas vezes, o presidente afirmou que o sistema eletrônico de votação é receptivo a fraudes e invasões que podem comprometer o resultado das eleições.
“O Senhor Jair Messias Bolsonaro, valendo-se de sua condição funcional realizou reunião com os embaixadores de países estrangeiros residentes no Brasil para falar sobre as eleições deste ano, especificamente para atacar a integridade do processo eleitoral com fake news”, assinalou o partido.
A legenda alegou, ainda, que a reunião foi transmitida pela TV Brasil e o vídeo do encontro foi veiculado nas redes sociais do presidente, tendo, assim, grande circulação.
Nesse sentido, pleiteou a cassação do registro dos políticos, bem como a retirada dos vídeos publicados nas redes sociais e da rede TV Brasil.
- Processo: 0600814-85.2022.6.00.0000
Leia a inicial.