Migalhas Quentes

Escritório lança série em vídeo sobre Direito Securitário

Reis Masterclass está disponível no canal do YouTube de Reis Advogados.

13/7/2022

Os conhecimentos acumulados pelos advogados são um grande diferencial para cada escritório de advocacia e são utilizados pelos profissionais do Direito em defesa de seus clientes nas mais diversas áreas de atuação. Contudo, alguns escritórios também têm aproveitado essas expertises em produtos diferenciados e com abrangência geral, não só voltado para advocacia, mas também para públicos diversos.

Exemplo disso é o Reis Masterclass, série em vídeo sobre temas do Direito realizada pelo Reis Advogados, que estreou ano passado tratando de recuperação judicial a da nova Lei de Recuperação Judicial. Recentemente, o escritório lançou a segunda edição do projeto, desta vez com foco em Direito Securitário. Os episódios de ambas edições já estão disponíveis no canal do Reis Advogados no YouTube.

Escritório lança série em vídeo sobre Direito Securitário(Imagem: Divulgação Reis Advogados)

A escolha pelo tema desta segunda edição veio do entendimento de que o mercado segurador, apesar de importante para a economia global, ainda é pouco explorado pelas faculdades de Direito. A série de vídeos foi elaborada para contemplar pessoas com diferentes graus de conhecimento sobre o universo securitário.

Os episódios do Reis Masterclass Direito Securitário foram conduzidas pela advogada Kátia Wilchinsci, pós-graduada em Direito Empresarial e especialista em Inteligência de Mercado do escritório e contam com a participação especial de Wagner Cardoso, pós-graduado em Direito do Consumidor, e de Liliana Caldeira, advogada com mais de 30 anos de experiência em seguros no mercado corporativo e acadêmico.

As aulas abordam “desde a origem dos seguros, conceitos básicos, a estrutura dos órgãos reguladores” até “temas atuais e polêmicos, como a pandemia e o open insurance”, diz Kátia.

O projeto Reis Masterclass estreou em 2021 com uma série sobre recuperação judicial, apresentada na ocasião pela advogada Renata Fuentes, por conta da nova Lei de Recuperação Judicial de Empresas e Falências.

Conteúdo dos episódios

O primeiro episódio, Evolução histórica do Seguro no Mundo e no Brasil, trata sobre o conceito de seguro, sua evolução no Brasil e no mundo e o impacto da pandemia de Covid-19 nos contratos. O episódio trata de temas como: mutualidade e boa-fé, princípios do seguro desde a antiguidade; o início do mercado segurador no Brasil; e a abertura do mercado de seguro no país com a quebra do monopólio do IRB.

O segundo, intitulado Pandemia – Mudanças e novas posturas, aborda as mudanças e novas posturas da área do direito securitário pós-pandemia. Trata assuntos como contrato entre partes, apólice, corretor de seguros, beneficiário, proposta e diferença entre perda de direitos e riscos excluídos para compreender a função social do seguro e os tipos de seguros mais afetados pela Covid-19.

No terceiro episódio, Estrutura e função dos órgãos reguladores, é possível compreender a estrutura do mercado segurador, as diferentes coberturas na contratação de um seguro de carro e a forma como funciona a indenização por tabela FIPE.

O último episódio desta edição, Impactos da tecnologia no mercado segurador, aborda conceitos como a evolução do seguro 3.0, as Insurtechs e o Open Insurance a partir de exemplos concretos e factíveis.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

PF prende envolvidos em plano para matar Lula, Alckmin e Moraes

19/11/2024

Moraes torna pública decisão contra militares que tramaram sua morte

19/11/2024

CNJ aprova teleperícia e laudo eletrônico para agilizar casos do INSS

20/11/2024

TRT-15 mantém condenação aos Correios por burnout de advogado

18/11/2024

Em Júri, promotora acusa advogados de seguirem "código da bandidagem"

19/11/2024

Artigos Mais Lidos

ITBI na integralização de bens imóveis e sua importância para o planejamento patrimonial

19/11/2024

Cláusulas restritivas nas doações de imóveis

19/11/2024

Estabilidade dos servidores públicos: O que é e vai ou não acabar?

19/11/2024

Quais cuidados devo observar ao comprar um negócio?

19/11/2024

A relativização do princípio da legalidade tributária na temática da sub-rogação no Funrural – ADIn 4395

19/11/2024