Migalhas Quentes

Não concorrência: Empresa pode ter atividade similar à de franqueadora

A decisão é do TJ/SP e estipula que a atuação seja exercida sem o uso de trade dress.

4/7/2022

Uma decisão da Justiça de SP afastou a cláusula de não concorrência prevista em contrato de franquia do ramo de estética. O juiz de Direito Lucas Campos de Souza, da 1ª vara Cível de Cruzeiro/SP, afirmou impossibilidade de aplicação imediata da cláusula por “controvérsia quanto à culpa pela rescisão do contrato de franquia, bem como pela ausência de limitação geográfica”.

Uma clínica de estética franqueada foi à Justiça alegando má-fé por parte da franqueadora, por conta de contrato com informações irregulares e omissas. Relatou abusividade da cláusula de não concorrência e requereu a anulação do contrato de franquia bem como indenização.

Já a franqueadora, garantiu ser legítima a permanência da cláusula de não concorrência.

As atividades podem continuar sendo exercidas pela franqueada desde que sem o uso de sinais distintivos da franqueadora.(Imagem: Freepik)

O magistrado, então, decidiu que as atividades podem continuar sendo exercidas pela franqueada desde que sem o uso de sinais distintivos da franqueadora.

“Correta, por sua vez, a determinação dirigida à franqueada, de descaracterização do "trade dress" da franqueadora, em razão do risco de confusão dos consumidores.”

Na decisão, o juiz concordou com o relator do recurso, desembargador César Ciampolini, que afirmou que "diante da dúvida existente, que será sanada ao longo da instrução probatória, incabível a aplicação imediata da cláusula de não concorrência".

O escritório MSA Advogados e Partners atua no caso.

Veja a sentença.

_____

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Juiz afasta não concorrência em contrato de franquia

28/6/2022
Migalhas Quentes

Embalagem de biscoitos "Futurinhos Black" não viola trade dress da marca Oreo

10/3/2020
Migalhas de Peso

Litígios envolvendo conjunto-imagem (trade dress) no Brasil

25/10/2006

Notícias Mais Lidas

Em petição absurda, advogado ataca juíza: “resquícios de senzala”

20/3/2025

STF valida resolução do CNJ sobre jornada de trabalho no Judiciário

20/3/2025

STF forma maioria para negar recursos de Bolsonaro e Braga Netto

19/3/2025

Aluna da USP que desviou R$ 1 mi e tirou CRM fará exame psicológico

20/3/2025

Procuradora exibe vídeo forte no STF e Toffoli adverte: “não deixaria”

20/3/2025

Artigos Mais Lidos

Usucapião familiar – Proteção da propriedade e dignidade social

20/3/2025

In dubio pro societate x standard probatório intermediário: Testemunho indireto e provas inquisitoriais na pronúncia

20/3/2025

STJ: A singularidade entre o direito real de habitação e os direitos hereditários

19/3/2025

O grande mito do investimento governamental no agro: Quem realmente financia a produção rural no Brasil?

20/3/2025

Possibilidade de alteração de beneficiário de VGBL e PGBL por meio de disposição testamentária – Planejamento sucessório

21/3/2025